Notícias
 
 
 

Estudo diz que aves preferem madeiras nativas a exóticas
Conforme plantas exóticas aumentam, diversidade de aves diminui


07/10/2022 – Um novo estudo publicado no 'Tropical Ecology' indica que à medida que plantas exóticas se espalham, a diversidade de aves fica cada vez mais reduzida. Cientistas verificaram que entre espécies insetívoras, predadoras e herbívoras, houve uma redução significativa com a ampliação de espécies lenhosas exóticas nos jardins da cidade de Pune, no estado de Maharashtra, na Índia.

O artigo 'Estudo da inter-relação entre plantas lenhosas e pássaros na área urbana de Pune, insights sobre os impactos negativos de plantas exóticas', verifica como espécies lenhosas nativas conseguem manter a diversidade de aves, em relação às espécies exóticas, ou seja, aquelas com origem em outros locais, como cidades e até países. Ficou evidente que quanto mais espécies nativas, maior a diversidade desses animais.

Segundo Kiran Choudaj, um dos autores do estudo e estudante de doutorado na Savitribai Phule Pune University (SPPU), as áreas urbanas são compostas por plantas nativas e exóticas e isso traz um variedade na característica desses fragmentos. “Nas áreas urbanas, a estrutura da vegetação é um dos fatores-chave para que as aves reconheçam seu ambiente. O presente estudo foi realizado nos espaços verdes urbanos menores nas duas cidades adjacentes na região metropolitana de Pune (PMR), Pune e Pimpri–Chinchwad. A relação entre plantas lenhosas e pássaros foi estudada nos 20 espaços verdes urbanos menores”, disse Choudaj, em comunicado.

Reprodução/Pixabay

 



“Nossa análise mostrou que à medida que a riqueza e a diversidade de plantas lenhosas aumentavam, aumentava também a diversidade de pássaros. Observou-se também que a maior densidade de plantas lenhosas exóticas reduziu a riqueza de aves; principalmente aves especializadas, como insetívoros, herbívoros e predadores”, conclui Choudaj.

Entre as espécies exóticas identificada no estudo estão Eucalipto, Gliricidia, Subabul, Earleaf Scacia, Silver Oak, Flame Tree, Chinese Juniper e Sausage Tree. Segundo o estudo, a escolha das aves se baseia na composição vegetal dos jardins. “O problema das espécies exóticas é que elas reduzem a abundância de artrópodes ao afetar plantas nativas; um pequeno número de artrópodes os consome. Encontramos pássaros evitando algumas das espécies de plantas não nativas para a construção de ninhos. As plantas nativas suportam diversas espécies de aves. O estudo ainda recomenda plantas nativas sobre plantas exóticas para paisagismo no ambiente urbano. Este estudo pode ajudar ainda mais a melhorar a saúde dos espaços verdes urbanos por meio da gestão científica e melhorar a compreensão pública da vegetação urbana”, acrescentou Varsha Wankhade, supervisor de pesquisa do estudo.


Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.