Notícias
 
 
 

Aves aninhadas reconhecem sua vocalização
Espécies conseguem identificar o ‘dialeto’ local


19/01/2023 – Pesquisadores da Universidade de Estocolmo e da Universidade de Uppsala acabam de publicar um estudo na revista científica Current Biology, que mostra que aves canoras juvenis reagem quando ouvem as vocalizações que vão produzir quando ficarem adultas, e isso ocorre quando ainda têm apenas 12 dias de idade. O estudo foi realizado com o papa-moscas em toda a Europa e no experimento eles responderam de forma preferencial a própria canção e do mesmo grupo populacional.

Da mesma forma que humanos, as aves canoras jovens aprendem suas vocalizações ouvindo seus pais e outros adultos do grupo. Em ambos os casos, o processo de aprendizagem suscita origem a pequenas mudanças de uma geração para outra, criando pequenas diferenças e definindo diferentes dialetos.

A pesquisa mostra que as vocalizações de papa-moscas de sete grupos diferentes formam dialetos bem definidos. Ao fornecer essas cações para cerca de 2 mil filhotes, os pesquisadores observaram que os jovens respondem a sons mais semelhantes às de seu próprio dialeto na busca por alimento.

A pergunta que fica é: como os filhotes conseguem reconhecer esses sons e reproduzi-los? A primeira resposta é que as aves canoras ouvem essas canções de seus pais e aprendem o dialeto local. Contudo, as centenas de horas gravadas das vocalizações dos papa-moscas na Estação de Pesquisa Tovetorp da Universidade de Estocolmo, mostraram que entre os filhotes ouvem poucas canções e mesmo aqueles filhotes cujos os pais cantam mais, eles responderam menos ao dialeto local.

Reprodução/Maxpixel

 



Os pesquisadores esperam que esses resultados possam impulsionar novos estudos para avaliar respostas mais específicas do dialeto e quais as consequências desse comportamento. "Se as diferenças nas primeiras respostas musicais entre as populações são realmente inatas, isso sugere uma notável co-evolução entre uma característica cultural e os genes subjacentes a ela. Acredita-se que cantar o dialeto local ajuda os adultos a atrair parceiros apropriados", diz David Wheatcroft, professor associado do Departamento de Zoologia da Universidade de Estocolmo e principal autor do estudo.

Os pesquisadores também identificaram que as respostas aos dialetos podem ajudar as espécies a não aprender vocalizações de outras espécies. Verificou-se que as respostas dos filhotes de papa-moscas-de-coleira foram bastante fracas, em relação aos outros dialetos de papa-moscas. Deste modo, podemos sugerir que a capacidade de discriminar as vocalizações de outras espécies pode ser um subproduto forte as respostas do dialeto local.

Mais informaçõe: David Wheatcroft, Species-specific song responses emerge as a by-product of tuning to the local dialect, Current Biology (2022). DOI: 10.1016/j.cub.2022.09.063. www.cell.com/current-biology/f … 0960-9822(22)01605-0

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2023.