Notícias
 
 
 

Aves migratórias atraídas pela luz lidam com maior exposição química
Poluição luminosa é desafio para aves migratórias


23/01/2023 – Estudo indica que aves atraídas por luzes artificiais acabam sendo levadas ou direcionadas para áreas onde ficam expostas a altas concentrações de produtos químicos tóxicos presentes no ar. Segundo o pesquisador, associado do Cornell Lab of Ornithology, Frank La Sorte, principal autor do estudo, foram pesquisadas 165 espécies de aves canoras que migram durante o período noturno e a relação de concentração de substâncias tóxicas.

Em comunicado La Sorte resume a descoberta. "O que descobrimos é que a poluição luminosa realmente aumenta a exposição a produtos químicos tóxicos quando as aves param para descansar durante a migração da primavera e do outono. Surpreendentemente, também descobrimos que a exposição a produtos químicos tóxicos é alta durante a estação não reprodutiva, uma época em que as aves geralmente evitam a poluição luminosa”.

A pesquisa indica ainda que o único período que não registrou o aumento da exposição das aves por produtos químicos tóxicos foi na época de reprodução, quando as aves buscam locais distantes para nidificação, geralmente em regiões com menos atividade humana.

Reprodução/Maxpixel

 



Durante a pesquisa os cientistas compararam níveis das luzes artificiais à noite e a presença de 479 produtos químicos tóxicos, em 15.743 instalações em todo território dos Estados Unidos e verificaram a relação da luz artificial, do indício de poluição luminosa e de produtos tóxicos. Depois esses dados foram cruzados com informações sobre frequência e abundância semanal de 165 espécies de aves canoras, com base nos dados da plataforma eBird Cornell Lab.

Segundo o estudo, uma região que causa preocupação está ao longo do Golfo do México, entre o Texas e a Louisiana, uma rota de aves migratórias. Pesquisadores acreditam que a poluição está forçando as espécies a parar de migrar, alterar a altitude de migração e mudar o curso. A exposição contínua a produtos químicos tóxicos pode causar danos e alterações em células e órgãos, com a transmissão da contaminação para filhotes.

O pesquisador acredita que esforços de redução da poluição luminosa, no período da primavera e outono podem reduzir a contaminação e permitir que as aves migratórias tenham uma chance no processo reprodutivo. Mas em longo prazo será necessário pensar em soluções mais efetivas, caso contrário, teremos uma redução significativa na população de aves migratórias ao longo da costa do Golfo dos EUA.

Mais informações: Frank A. La Sorte et al, Light pollution enhances ground-level exposure to airborne toxic chemicals for nocturnally migrating passerines, Global Change Biology (2022). DOI: 10.1111/gcb.16443

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Foto: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2023.