Notícias
 
 
 

Coalizão Brasil Clima propõe erradicar desmatamento no Brasil até 2030
Entidade apresenta 12 ações estratégicas já visando a Conferência do Clima (COP 30)

20/03/2025 – A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, composta por mais de 400 empresas e organizações, entre elas a Agência Ambiental Pick-upau, apresentou ao Ministério do Meio Ambiente doze propostas para erradicar o desmatamento no Brasil até 2030.

As medidas foram propostas em um momento crucial, com o Brasil se preparando para sediar a COP 30, em Belém (PA), e buscando se posicionar como líder na conservação ambiental e transição para uma economia de baixo carbono. Embora o Brasil tenha reafirmado seu compromisso com a redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) na COP 29, o desafio do desmatamento continua grande, representando 49% das emissões de GEE do país, devido a mudanças no uso da terra, como a agricultura, pecuária e o desmatamento legal e ilegal.

A proposta da Coalizão Brasil Clima visa proteger as florestas brasileiras e promover um modelo de desenvolvimento sustentável. O documento "Brasil sem desmatamento: 12 propostas integradas para a conservação e o desenvolvimento sustentável" apresenta estratégias para combater o desmatamento ilegal e incentivar práticas econômicas que valorizem a floresta em pé. A erradicação do desmatamento é uma meta desafiadora, mas possível, e a Coalizão propõe ações como o controle do desmatamento ilegal e políticas públicas que estimulem a produção sustentável. O documento foi entregue ao Ministério do Meio Ambiente, ao Ibama e ao Serviço Florestal Brasileiro em 11 de março.

Reprodução/Pixabay

 



A publicação da Coalizão propõe seis ações para erradicar o desmatamento ilegal e outras seis para desestimular o desmatamento legal, com uma abordagem integrada que leva em consideração os desafios específicos de cada cenário. Ane Alencar, colíder da Força-Tarefa Combate ao Desmatamento da Coalizão, destaca a importância de medidas estruturantes que exigem a colaboração imediata de todos os setores da sociedade. Ela ressalta a urgência de uma abordagem multifacetada para evitar tanto o desmatamento ilegal quanto o legal, criando incentivos econômicos para valorizar a floresta em pé. A entrega do documento aos órgãos competentes é um passo importante, mas a implementação eficaz dessas propostas dependerá da ação coordenada entre a sociedade civil, o setor privado e o governo, a fim de cumprir a meta de erradicação do desmatamento até 2030.

A implementação do Código Florestal é central nas propostas da Coalizão, com foco na restauração de áreas degradadas em propriedades privadas. No entanto, para que isso seja eficaz, é necessário validar os Cadastros Ambientais Rurais (CAR), processo que avança lentamente, com menos de 4% das áreas registradas. Também se destaca o fortalecimento das operações de inteligência para combater o crime organizado na Amazônia e ações para melhorar a rastreabilidade das cadeias produtivas. O documento sugere o uso de florestas públicas para Unidades de Conservação e uma revisão nos processos de autorização de supressão de vegetação, incluindo a regulamentação do uso do fogo.

Além disso, a Coalizão propõe medidas para desestimular o desmatamento legal, como o fortalecimento da bioeconomia, o incentivo à silvicultura de espécies nativas e a regulação do mercado de carbono. Também é enfatizada a importância de restaurar florestas e aplicar leis que garantam o pagamento por serviços ambientais, criando incentivos financeiros para quem preserva a natureza.

Acesse do documento: Brasil sem desmatamento: 12 propostas integradas para a conservação e o desenvolvimento sustentável.

A Agência Ambiental Pick-upau é signatária da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, conheça o movimento.

Da Redação, com informações da Coalizão Brasil
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.