Panorama
 
 
 

COMÉRCIO DE CATALISADORES NAS AUTOPEÇAS TERÁ REGULAMENTAÇÃO


Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Junho de 2001

Os catalisadores – elementos que compõem o cano de descarga dos automóveis -só poderão ser vendidos para reposição se estiverem acompanhados do termo de declaração do fornecedor. Caberá aos fabricantes dessas peças, e também aos importadores, a responsabilidade pelo recolhimento e destinação final ambientalmente adequada dos catalisadores descartados após o uso, como ocorre com as pilhas e baterias de celular. Esta proposta foi aprovada pela Câmara Técnica de Controle Ambiental do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e, agora, será analisada durante reunião plenária do Conselho, marcada para 12 de julho próximo.

A resolução, se receber parecer favorável da plenária, contribuirá para o controle da emissão de gases poluentes, e irá melhorar a qualificação técnica dos catalisadores comercializados para reposição nas autopeças. Com isso, além dos benefícios ambientais, o consumidor passa a ter a garantia de que está adquirindo um produto de boa qualidade, que não causará danos ao veículo.

"A resolução pretende fazer com que essas peças de reposição tenham, no mínimo, qualidade similar às peças que são comercializadas nas revendas autorizadas", informou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Poluição Veicular (Proconve), Márcio Beraldo Veloso. Segundo o técnico, o consumidor não está encontrando no mercado produtos em condições ideais de instalação nos carros.

O Programa Nacional de Controle da Poluição Veicular (Proconve) foi um dos assuntos discutidos na reunião da Câmara Técnica de Controle Ambiental do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), na última quinta-feira. A Câmara Técnica aprovou, entre outros itens, a proposta que define procedimentos para a elaboração de relatórios sobre o controle de poluição de veículos novos.

A resolução, que também será apreciada e votada na plenária do Conama, em julho, trata da redução da emissão de poluentes dos veículos de fábrica produzidos no país, estabelecendo os critérios no Relatório de Valores de Emissão da Produção (RVEP). Com isso, o Ibama poderá selecionar uma amostra de lotes dos veículos ou motores junto aos fabricantes ou importadores com representação no Brasil, para comprovar o atendimento das especificações. A medida obriga o fabricante de automóveis zero quilômetro a controlar toda a produção, não só o protótipo de fábrica.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.