Panorama
 
 
 

IBAMA REALIZA CURSOS DE MANEJO FLORESTAL NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2001

O Ibama realizará 32 cursos de manejo florestal na região Norte até setembro. A idéia é formar cerca de 1.500 agentes multiplicadores de manejo florestal sustentável e do multiuso da floresta para reduzir o desmatamento ilegal na Amazônia. A informação é do chefe do departamento de Recursos Florestais do Ibama, Randolf Zachow. Ele acredita que três anos é o tempo suficiente para conscientizar a população sobre os benefícios dos planos de manejo para reduzir a níveis mínimos os desmatamentos ilegais nos nove estados da Amazônia Legal.

Ele disse esperar que, no primeiro ano, haja redução de 60% nos desmatamentos, com a determinação do presidente do Ibama, Hamilton Casara, de disseminar ao máximo as novas regras simplificadas do Manejo Sustentável e do Multiuso da Floresta, aliando desenvolvimento econômico, social e ambiental na exploração e na conservação da diversidade biológica.

Segundo Randolf, os cursos serão realizados nos 32 municípios da região Norte onde a situação é mais crítica, e terão duração de uma semana e um dia de aula prática em campo. Serão abordados os seguintes temas: desmatamento e reposição; manejo simplificado e comunitário e manejo em escala empresarial.

Ele disse que o presidente do Ibama quer o setor florestal como parceiro e não como inimigo. "O Ibama quer como parceiros os governos estaduais, as prefeituras, as associações, as universidades, e o empresariado do setor florestal. Ele informou que os cursos comunitários de manejo florestal nos assentamentos do Incra e em reservas indígenas farão parte da próxima etapa", acrescentou.

A intenção, segundo Randolf, é conscientizar a população de que a floresta pode produzir uma multiplicidade de benefícios diretos e indiretos. Mostrar que a exploração manejada, integrada, e o uso múltiplo de uma área coberta por árvores traz vários benefícios: a proteção dos mananciais e os cursos d’água, a recreação, a beleza cênica, a manutenção de habitats para a fauna silvestre e para a produção de mandeira, entre outros.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.