Panorama
 
 
 

MEGAOPERAÇÃO PARA RESGATE DE MOGNO NA
AMAZÔNIA APRESENTA PRIMEIROS RESULTADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2002

A maior operação do Ibama para apreensão de mogno na Amazônia já apresenta os primeiros resultados. Coordenada pelo chefe do departamento de fiscalização do Ibama, José Leland Barroso, as primeiras balsas deverão chegar até 10 de março em Altamira, no Pará, com parte dos 20 mil metros cúbicos de mogno resgatados em plena Floresta Amazônica, a noroeste do estado, avaliados em R$ 60 milhões. Com apoio da polícia federal e 50 fiscais, parte da madeira retirada da fazenda Jurilândia está descendo pelos rios Iriri e Xingu para ser armazenada em Altamira, até o Ibama inicie a doação a projetos sociais.

A operação para resgate do mogno explorado ilegalmente é delicada e deverá durar cerca de três meses. A madeira apreendida pelo Ibama no Pará está sendo retirada da floresta por tratores e levada às margens do rio Carajaí por caminhões, para ser armazenada em balsas que transportam, cada uma, 180 toras. Trabalham com o Ibama nessa operação soldados do Batalhão de Infantaria de Selva, do Exército e do Batalhão Florestal da Polícia Militar.

Da região conhecida como Terra do Meio, no Pará, o Ibama pretende resgatar 10 mil metros cúbicos de mogno que estariam estocados perto de uma reserva de índios Caiapós, no município de Redenção. Só na fazenda Jurilândia o Ibama apreendeu 28 caminhões, uma balsa, 10 carros, dois aviões, dois tratores grandes e 21 motoserras.

Leland Barroso explicou que, além de explorar ilegalmente uma espécie em risco de extinção, os madereiros causam grandes estragos à floresta. Ao derrubar a madeira sem qualquer planejamento, elas caem sobre espécies (sucupira, freijó, massaranduba, andiroba, jatobá, entre outras), chegando a danificar cerca de 50 metros de floresta ao redor de cada árvore de mogno abatida clandestinamente.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.