Panorama
 
 
 

INSTITUTO DE BOTÂNICA DE SP REALIZA
10ª REUNIÃO ANUAL COM PESQUISADORES E SERVIDORES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2003


Divulgação/SMA
A 10ª Reunião Anual do Instituto de Botânica - RAIBt vai reunir, de 26 a 28 de novembro, pesquisadores, servidores de apoio e estagiários, para a discussão das ações da instituição na área da política ambiental, questões como financiamento de recursos para pesquisas e perfil dos trabalhos desenvolvidos. São esperados mais de 300 participantes, representantes de universidades, órgãos de pesquisas e outras instituições.
O evento já é uma tradição no Instituto de Botânica - IBt, órgão da SMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado, realçando a competência científica da instituição na área de pesquisas sobre a flora brasileira e o meio ambiente, que podem gerar recursos financeiros. Foi por esse motivo que a 10ª RAIBt adotou o seguinte o tema para as discussões deste ano:

“Instituto de Botânica: questões ambientais e a sustentabilidade financeira”.
Por meio de mesas-redondas, que terão a participação de convidados de diversas instituições com atuação na área ambiental, serão discutidas questões relacionadas à auto-sustentabilidade do IBt. A programação da 10ª RAIBt prevê, ainda, novidades como a realização do 1º Encontro de Pós-Graduandos do Instituto de Botânica. O evento, que será coordenado por Solange Cristina Mazzoni-Viveiros, responsável pelo curso de Pós-Graduação, tem a finalidade de discutir com os discentes sobre as expectativas do mercado em relação ao profissional da área ambiental.
Com esse objetivo, Fabíola Marono Zerbini, do Instituto Nacional de Estudos Ambientais Avançados, vai fazer uma avaliação do curso de pós-graduação em “Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiental – Área Botânica”, que completa um ano.
Para enriquecer a programação, os organizadores programaram ainda cursos rápidos, que acontecerão antes e depois da reunião anual. Segundo Sandra Trufem, presidente da 10ª RAIBt, esses cursos foram criados para atender a uma demanda crescente dos últimos anos. “Os três dias de reunião não eram suficientes para contemplar todos os segmentos existentes na instituição”, explica Trufem. Os cursos que antecedem a RAIBt atendem especialmente o pessoal de apoio e estagiários, enquanto os que acontecerão após a reunião são dirigidos aos pós-graduandos.

Homenagens

No encerramento, serão homenageadas as personalidades que contribuíram para a projeção da instituição como centro de desenvolvimento científico. Uma homenagem póstuma será prestada a Frederico Carlos Hoehne, fundador do Jardim Botânico de São Paulo, que este mês completa 75 anos, com a criação de um prêmio que levará o seu nome, destinado a estudantes de diferentes níveis – iniciação cientifica, aperfeiçoamento, mestrado e doutorado – que deverão apresentar trabalhos em forma de painel. Serão concedidos prêmios aos três melhores painéis de cada categoria.
Outro homenageado será Alcides Ribeiro Teixeira, ex-diretor do IBt, recentemente falecido, que foi uma das grandes personalidades nas ciências. Uma placa no auditório, com o seu nome, será descerrada na presença de seu filho, Alcides Ribeiro Teixeira Filho, também pesquisador cientifico. “Com isso, estamos homenageando os nomes que foram relevantes na instituição, para que sejam lembrados e permaneçam vivos em nossas memórias, para que o tempo não leve esses nomes que tiveram um grande significado para nós”, comenta Trufem.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Carolina De Leon

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.