Panorama
 
 
 

GREENPEACE TROCA BARRIS CONTAMINADOS POR
CONTÊINERS LIMPOS PARA ARMAZENAR ÁGUA NO IRAQUE

Panorama Ambiental
Bagdá – Iraque
Julho de 2003


Ativistas do Greenpeace começaram a oferecer barris limpos para armazenamento de água à população iraquiana que vive próxima à usina nuclear de Tuwaitha, em troca de contêineres contaminados pela mistura de urânio conhecida como “yellowcake” (bolo amarelo). Cerca de 150 famílias ainda estão utilizando destes barris, frutos dos saques realizados no local após a queda de Saddam Hussein.
Mais preocupadas com a necessidade de estocar água do que com a ameaça invisível da radioatividade, elas não atenderam à oferta de US$ 3 do Exército dos EUA no Iraque pela devolução de barris contaminados. A estimativa é de que haviam sido saqueados cerca de 500 deles em Tuwaitha, localizada ao sul de Bagdá. Um contêiner novo custa aproximadamente US$ 15.
Uma equipe de especialistas em radiação do Greenpeace está no Iraque há duas semanas para realizar inspeções de possíveis locais contaminados por radioatividade. No dia 24 de junho, entregou às tropas americanas um grande contêiner com a mistura “yellowcake”.
Encontrado em um campo aberto próximo ao centro nuclear, o recipiente continha entre quatro e cinco quilos de urânio. O grupo também detectou radioatividade acima dos níveis considerados normais em várias residências, e apurou que há moradores mantendo barris contaminados em suas casas.
As forças de ocupação no Iraque se declararam responsáveis pela saúde pública no país, porém não permitiram à
Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizar um levantamento nas proximidades da usina de Tuwaitha.
Elas insistem que não há ameaças à saúde da população iraquiana, o que absolutamente não corresponde à realidade. Com o fim do regime ditatorial de Saddam, a central nuclear foi deixada desprotegida dos saques que assolaram o país. Por outro lado, a segurança do Ministério do Petróleo iraquiano e dos oleodutos do país foi prontamente estabelecida pelas tropas americanas e britânicas.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.