Panorama
 
 
 

NO PALÁCIO DA ALVORADA, ATIVISTAS DO GREENPEACE
EXPÕEM OS HORRORES DA ENERGIA NUCLEAR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2003


No Dia Mundial do Meio Ambiente, ativistas do Greenpeace foram até o Palácio do Alvorada alertar o Presidente Lula sobre os perigos da energia nuclear e pedir que o governo brasileiro desista do projeto de construção da usina Angra 3. Cerca de 10 voluntários levaram à porta da residência presidencial enormes banners com fotos de fetos e crianças afetados pela radioatividade do acidente da usina nuclear de Chernobil, ocorrido em 1986 na Ucrânia. Junto com as fotos, a mensagem de alerta: “Presidente Lula, será este o seu legado?”.
A manifestação de hoje, que fez parte da programação especial preparada pelo Greenpeace para a Semana do Meio Ambiente, deu continuidade à campanha “Angra 3 Não! Energia Renovável Já!”, lançada durante o Fórum Social Mundial 2003. De lá para cá, o Greenpeace vem coletando assinaturas contra Angra 3, que serão entregues ao Presidente Lula nos próximos dias. Além disso, o Greenpeace também disponibilizou em seu site uma ciberação, pedindo que o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) vote contra a construção de uma nova usina nuclear brasileira.
“A energia nuclear é altamente perigosa e extremamente cara. O Brasil não precisa de uma nova usina nuclear, quando pode gerar muito mais energia através de turbinas eólicas ou de painéis solares”, disse Sérgio Dialetachi, coordenador da campanha de energia do Greenpeace Brasil. “Esperamos que o Presidente Lula entenda o nosso alerta, evite os perigos da energia nuclear e zele pelos 20 milhões de brasileiros que ainda não têm eletricidade em suas casas”.
Ontem de manhã, 10 ativistas foram detidos pela polícia quando tentavam subir na cúpula do Senado, no Congresso Nacional, para protestas contra a tentativa do Governo Federal de levar adiante o projeto de construção de Angra 3.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.