Panorama
 
 
 

WWF-BRASIL E GOVERNO DE PERNAMBUCO ASSINAM
CONVÊNIO PARA AVALIAR IMPACTOS DE ICMS ECOLÓGICO

Panorama Ambiental
Fernando de Noronha (PE) – Brasil
Agosto de 2003

O governador do Estado de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, e superintendente de Conservação da organização não-governamental ambientalista WWF-Brasil, Rosa Lemos de Sá, celebram no próximo dia 10, em Fernando de Noronha, um termo de Cooperação Técnica para implantação do monitoramento do ICMS ecológico no estado. A assinatura ocorre em meio aos festejos dos 500 anos da descoberta do arquipélago de Fernando de Noronha.
O ICMS Ecológico é um poderoso incentivo à conservação da natureza. Ele remunera financeiramente as prefeituras que asseguram a proteção do patrimônio natural e, por conseqüência, prestam serviços ambientais fundamentais para a sociedade. Para garantir a efetividade dessa medida, o projeto irá verificar se os municípios que adotaram o critério estão desenvolvendo ações voltadas para a proteção da biodiversidade local. Isto é, a proposta é avaliar o impacto do ICMS ecológico em Pernambuco e, também no estado de Mato Grosso, através de um Sistema de Monitoramento que sirva de modelo para outros estados que adotaram este critério ambiental na distribuição do ICMS. Somente com essas e outras análises será possível identificar as falhas e corrigi-las, criando um modelo para o país. Este projeto tem o apoio do Governo Britânico.
Nesta sexta-feira, 8, a coordenadora de Políticas Públicas do WWF-Brasil, Analuce Freitas. Estará à disposição em Recife para entrevistas e detalhar o tema. Ela pode ser localizada no celular (61) 9984-3635.
Além da assinatura do convênio para implantar o sistema de monitoramento, o WWF-Brasil será agraciado pelo governador de Pernambuco com a Medalha de 500 Anos de Fernando de Noronha, concedida a entidades e personalidades que se destacaram pelo trabalho em prol da promoção e da conservação dos recursos naturais do arquipélago. Desde 1995, o WWF desenvolve um projeto que visa o desenvolvimento de estudos e projetos para estabelecimento e implementação do uso recreativo no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Rogério dy la Fuente

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.