Panorama
 
 
 

INSTITUTO GEOLÓGICO FAZ AVALIAÇÃO DO SOLO
DA REGIÃO DE CAMPINAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2003

"Avaliação de Terrenos e Uso Sustentável de Recursos: Situação da Região Metropolitana de Campinas": este foi o tema do seminário que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, por intermédio do Instituto Geológico - IG, realizou na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na quarta-feira (9/4). Durante o encontro foram
Cláudio José Ferreira/SMA

Professor John Cripps, da Universidade de Sheffield
divulgados os resultados do projeto "Avaliação da Suscetibilidade de Terrenos e Perigos de Instabilidade e Poluição na Região Metropolitana de Campinas", que o Instituto Geológico desenvolveu, nos últimos dois anos, em parceria com a Universidade de Sheffield, da Inglaterra, e com o patrocínio do Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido. O trabalho, segundo os especialistas, apresenta uma metodologia inovadora de avaliação de terrenos geológicos, abordando de forma integrada o meio físico e as formas de uso e ocupação do solo, para definir as suas potencialidades e vulnerabilidades, como no caso das águas subterrâneas. A metodologia poderá ser aplicada para, por exemplo, o reconhecimento de áreas apropriadas para a disposição de resíduos sólidos ou para a caracterização geotécnica de espaços já selecionados.

O mapeamento preciso de zonas de riscos terá utilidade, entre outras, no planejamento de programas habitacionais.
Para o coordenador do projeto e pesquisador do Instituto Geológico, Cláudio José Ferreira, o grande desafio a ser enfrentado, depois da apresentação do projeto, é a sua aplicação efetiva na Região Metropolitana de Campinas diagnosticando os problemas e encaminhando soluções. Para isso, é necessário que se promova o intercâmbio entre os especialistas que atuam nas áreas contempladas pelo estudo e também entre os setores públicos e privados.
Uma unanimidade, entre os especialistas presentes, como a pesquisadora do IG, Maria José Brollo, e o Professor John Cripps, da Universidade de Sheffield, foi que os problemas ambientais devem ser avaliados na amplitude de uma região metropolitana e não resolvidos na particularidade de cada município.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de são Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cris Couto)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.