Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS DEBATEM EFEITOS DA RADIAÇÃO
ELETROMAGNÉTICA DA TELEFONIA CELULAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Novembro de 2003

A preocupação com os eventuais efeitos sobre a saúde provenientes das emissões de ondas magnéticas dos sistemas de telefonia celular motivou a Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA e o Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA a promoverem nos próximos dias 17 e 18 de novembro, das 8 às 17 horas, o “Seminário Saúde e Meio Ambiente e as Fontes de Radiação Eletromagnética”.
O evento, que vai acontecer no Auditório Augusto Ruschi, na sede da SMA, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros, em São Paulo, irá reunir diversos especialistas do assunto. Entre eles, a professora Emico Okuno, do Instituto de Física da Universidade do Estado de São Paulo - USP; Arnaldo de Souza Filho, da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL; o professor Vitor Baranauskas, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; e a professora Maria Inês C. Cury Guimarães, do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP.
O sistema de telefonia celular é responsável pela emissão de ondas eletromagnéticas de 10 MHz a 300 GHz. Alguns pesquisadores estabelecem uma correlação entre a exposição a esse tipo de radiação e o surgimento de alguns tipos de doenças, em especial o câncer, enquanto outros, simplesmente, negam qualquer possibilidade de que isso ocorra, apontando uma grande falta de consenso sobre o assunto.
O seminário deverá possibilitar, entre outros objetivos, o debate entre os especialistas que defendem posicionamentos técnico-científicos contraditórios sobre a questão. Ao mesmo tempo, vai subsidiar os membros do CONSEMA para o encaminhamento adequado de soluções para disciplinar o assunto no âmbito do Estado de São Paulo.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.