Panorama
 
 
 

DENDÊ: CULTIVO É ALTERNATIVA LUCRATIVA
PARA PRODUTORES DE RORAIMA

Panorama Ambiental
Boa Vista (RR) – Brasil
Maio de 2003

O projeto será implantado em áreas degradadas e vai beneficiar cerca de 3 mil famílias de pequenos produtores

Cerca de 3 mil famílias de pequenos produtores rurais de Roraima vão plantar dendê a partir deste ano em áreas degradadas do Estado. "Essas famílias não vão mais derrubar nenhuma árvore porque estão aprendendo a cultivar de forma sustentável", explica o superintendente do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Roraima, Armando Freire Ladeira.
Com uma renda média mensal de um salário mínimo, a partir do terceiro ano de implantação da cultura, cada hectare vai render para essas famílias R$ 2.500 por mês. Cada módulo terá de quatro a dez hectares, informa Ladeira. O óleo retirado da palmeira de dendê tem mercado tanto nacional quanto internacional garantido. É usado como óleo comestível, lubrificante e biodisel.

Amazontech

A implantação desse projeto é resultado de uma maior conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente, ressalta o superintendente, destacando que esse trabalho foi iniciado com o Amazontech, um evento de ciência, tecnologia e negócios na região amazônica.
A primeira edição, em 2001, foi sediada em Roraima. No ano passado, o Acre recebeu o evento. A edição de 2003 acontece de 24 a 27 de setembro, em Manaus (AM).

Suframa

O projeto de plantio de dendê tem, além da participação do Sebrae, parceria do governo estadual, ministério do Meio Ambiente, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e Banco da Amazônia. No final do primeiro semestre, o Sebrae começa a capacitação das famílias envolvidas, informa Armando Ladeira. "Vamos dar noções de manejo", acrescenta Ladeira destacando que a filosofia do Amazontech vem incentivando o desenvolvimento sustentável e durante a rodada de projetos do evento em Roraima, o projeto de plantio de dendê foi apresentado, conseguindo apoio da Suframa. O superintendente diz que estudos realizados pela Embrapa concluíram que a região oferece condições superiores a outras onde o dendê já é cultivado.

Fonte: Amazônia (www.amazonia.org.br)
Norte Virtual (www.brasilnorte.com.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.