Panorama
 
 
 

WWF E SIJAC PROMOVEM ENCONTRO
DE JORNALISMO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Agosto de 2003

Questões ambientais da Amazônia serão tema de encontro de jornalistas promovido pelo Sinjac e WWF Inscrições encerram dia 26 de agosto Rio Branco (18 de agosto 2003) - Estão abertas, até 26 de agosto, as inscrições para o I Encontro Internacional de Jornalismo Ambiental da Amazônia, que se realiza de 4 a 6 de setembro de 2003 em Rio Branco e Xapuri, no estado do Acre, em comemoração ao Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro. Com o tema "Amazônia: vários olhares em pauta", o encontro é uma iniciativa do Sindicato de Jornalistas do Acre - Sinjac e WWF-Brasil, promovido em parceria também com o Banco da Amazônia - BASA, Governo do Estado do Acre e Ministério do Meio Ambiente e com o apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil - IIEB, Prefeitura de Xapuri, Vasp, Empresa Transportes Real Norte e a Fenaj – Federação Nacional de Jornalistas. O evento visa alertar e capacitar os jornalistas que atuam na grande imprensa para abordar os principais temas ambientais referentes à região que abriga a maior floresta tropical e o rio com o maior volume de água do planeta, discutindo enfoques, identificando problemas e soluções recomendadas, mostrando experiências bem sucedidas e orientando na busca de boas fontes de informação. Veja, abaixo, a programação do evento.
"É fundamental ampliar e melhorar a informação, conscientização e participação da sociedade brasileira - e amazônida em particular - sobre as questões ambientais e de desenvolvimento sustentável e a imprensa desempenha um papel fundamental nesse processo. O evento reúne cientistas e outros especialistas para apresentar e debater com os jornalistas os temas ambientais relevantes", explica Luís Meneses, coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil. Raimundo Afonso Gomes, presidente do Sinjac, destaca que "a pauta sobre a Amazônia deve partir dos jornalistas que vivenciam a realidade local e, para isso, eles precisam entender melhor as questões ambientais".
O evento está direcionado para jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo de todos os estados amazônicos, assim como para correspondentes da mídia nacional baseados na região amazônica e jornalistas de todo o Brasil interessados na pauta ambiental e amazônica. Serão também convidados representantes da imprensa dos demais países amazônicos, bem como os correspondentes internacionais no Brasil. O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$100,00 para jornalistas e de R$50,00 reais para estudantes de Comunicação garante hospedagem, alimentação e translados durante os três dias do evento, bem como o desconto nas passagens aéreas. A taxa deve ser paga através de depósito na conta 115.698-5 do Banco do Brasil, agência 0071-X, em Rio Branco. Jornalistas de veículos interessados na cobertura do evento poderão candidatar-se a um apoio para passagens aéreas.
Mais informações:
Inscrições e logística: com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre, através do tel (68) 223-7418 e e-mail afonsosinjac@bol.com.br Programação e objetivo do evento: com Regina Vasquez, assessora de Comunicação do WWF-Brasil, pelo tel. (61) 364-10003 e e-mail regina@wwf.org.br

Programação:

Quinta-feira, 4 de setembro * em Xapuri
9h00 - abertura do evento com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o governador do Acre, Jorge Viana.
10h00 * Manejo florestal sustentável comunitário * Nilson Mendes, engenheiro florestal da Associação dos Moradores e Produtores do Projeto Agroextrativista Chico Mendes
13h00: visita de campo à unidade florestal do Seringal Cachoeira onde éfeito o manejo florestal sustentável comunitário.

Sexta-feira, 5 de setembro * em Rio Branco * Hotel Inácio
8h00 * Uso sustentável dos recursos naturais e mercado Garo Batmanian, doutor em Ecologia e presidente do Conselho Diretor do FSC-Brasil Luís Meneses, engenheiro agrônomo e coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil
10h00 * Café
10h30 * Segurança da Amazônia e o Projeto SIVAM Brigadeiro-do-ar Ramon Borges Cardoso, presidente da Comissão para a Coordenação do Projeto de Sistema de Vigilância da Amazônia * Sivam Francisco José de Britto, repórter do Programa Globo Repórter (TV Globo)
12h30 * Almoço
14h00 - Direito Ambiental e Biopirataria Juliana Santili, Ministério Público do Distrito Federal Márcia Pereira, Procuradora do Estado Edvaldo Magalhães, deputado PC do B/AC

Sábado, 6 de setembro * em Rio Branco * Hotel Inácio
08h00 * Unidades de Conservação (parques e reservas sob proteção federal) Miguel Scarcello, geógrafo e diretor executivo da Associação SOS Amazônia Leandro Ferreira, doutor em Biogeografia do Instituto de Pesquisas Museu Goeldi
10h00 * café
10h30 * Recursos hídricos * gestão das bacias e manejo da pesca Samuel Roiphe Barreto * biólogo e coordenador do Programa de Águas do WWF-Brasil David McGrath *doutor em Geografia e pesquisador do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia * IPAM
12h30 * Almoço e encerramento

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Regina Vasques

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.