Panorama
 
 
 

FISCALIZAÇÃO CONSTATA
DESMATAMENTO NO SUL DA BAHIA

Panorama Ambiental
Eunápolis (BA) - Brasil
Setembro de 2003

Os mais importantes remanescentes de Mata Atlântica do Sul da Bahia ainda não protegidos em unidades de conservação sofrem hoje grave ameaça com a expansão da pecuária. Nessas regiões é visível o aumento de desmatamentos ilegais, principalmente devido a chegada de novos pecuaristas que venderam suas terras em outras regiões para empresas de celulose e outros interessados na produção do eucalipto. Esta é a principal constatação do relatório da operação de fiscalização Mata Viva, encerrado nesta semana pela Gerência Executiva do Ibama em Eunápolis.
Durante 8 dias, 4 equipes de fiscalização percorreram cerca de 10 mil quilômetros no Sul e Extremo Sul da Bahia com o principal objetivo de monitorar e fiscalizar denúncias de desmatamentos em formações de Mata Atlântica. A operação priorizou três áreas onde estão localizados os mais expressivos remanescentes florestais e que sofrem hoje forte pressão.
A primeira está localizada em um polígono que abrange os municípios de Mascote, Canavieiras, Camacan, Pau Brasil e Santa Luzia. Parte da região coincide com grandes áreas de cultivo de cacau, que foi inicialmente plantado em consórcio com espécies nativas da Mata Atlântica. A segunda fica um pouco mais ao sul entre os municípios de Santa Cruz de Cabrália, Belmonte e Barrolândia e é atualmente objeto de estudo para a criação de um Parque Nacional. A terceira área priorizada, onde também é analisada a criação de unidade de conservação pelo Governo Federal, fica no Extremo Sul da Bahia, entre os municípios de Itamarajú e o distrito de Nova Alegria, na região serrana conhecida como Serra de Itamarajú.
Essas três áreas concentram os maiores remanescentes de Mata Atlântica ainda não protegidos por unidades de conservação e são extremamente importantes para a formação de um corredor ecológico no Sul da Bahia. "A manutenção dessa cobertura vegetal é fundamental para permitir a conexão entre os vários fragmentos de Mata Atlântica da região que se encontram cada vez mais isolados", explica Sérgio Bertoche, coordenador do Núcleo de Fiscalização da Gerência Executiva do Ibama em Eunápolis.
Além de concentrar importantes fragmentos de Mata Atlântica, essas áreas também registram o maior número de denúncias de desmatamentos no Sul e Extremo Sul da Bahia. "Principalmente pela chegada de novos pecuaristas na região, que venderam suas terras a altos preços para interessados no cultivo de eucalipto, adquiriram terras com cobertura vegetal a preços bem menores e agora partem para o desmatamento ilegal", explica Sérgio Ramos, chefe do Escritório do Ibama em Ilhéus.
Durante a operação, as equipes de fiscalização do Ibama lavraram 30 autos de infração, no valor total de R$ 519 mil. Só nos municípios de Canavieiras, Santa Luzia e Camacan foram multados 18 proprietários de terra e apreendidos quatro caminhões carregados com 70 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente, além de um trator e oito moto-serras.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.