Panorama
 
 
 

GREENPEACE APÓIA CIDADES SEM CARROS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2003

Jornada da ONG mineira Ruaviva quer promover conscientização sobre o mau uso de veículos particulares, que podem ser nocivos à coletividade

A organização ambientalista Greenpeace, que há anos desenvolve uma campanha internacional por “Cidades Livres de Carros”, manifesta seu apoio à realização da III Jornada Brasileira “Na Cidade Sem Meu Carro”. Marcada
para o próximo dia 22 de setembro em todo o país, a iniciativa está sendo promovida pelo Instituto da Mobilidade Sustentável - Ruaviva, em parceria com os ministérios das Cidades e do Meio Ambiente.
O objetivo da jornada é criar um momento de reflexão sobre o uso inadequado do automóvel, e sobre a necessidade de se viabilizar alternativas que sejam menos poluentes e socialmente mais justas. "É necessário lembrar da importância do transporte não-motorizado utilizado por todos nós. Precisamos criar condições seguras e confortáveis para o caminhar à pé e para a circulação de bicicletas, garantindo também a mobilidade e a acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais", disse Liane Born, diretora-presidente da ONG mineira Ruaviva. “É preciso que paremos de somente reclamar da poluição do ar, dos congestionamentos ou das mudanças no clima e partamos para a efetivação das soluções, praticando, sempre que possível, a carona para amigos, vizinhos e colegas de trabalho”, disse o coordenador da Campanha de Energia do Greenpeace, Sérgio Dialetachi. “Mais ainda, precisamos exigir das autoridades um transporte de massa eficiente, limpo, pontual, confiável, barato e disponível para amplos setores da população. Precisamos encarar a atitude de deixarmos o carro em casa de vez em quando como uma contribuição para toda a coletividade, e não como um transtorno que fere o nosso conforto individual”.
Mais do que apenas refletir sobre os prejuízos sociais e ambientais que o mau uso do carro traz, o Ruaviva e o Greenpeace pedem a cada cidadão que aproveite o próximo dia 22 para mudar seus hábitos e diminuir sua participação nessa verdadeira “doença urbana” que é a dependência do automóvel.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.