Panorama
 
 
 

AMAZÔNIA VOLTA AO SAMBÓDROMO


Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Fevereiro de 2004

A Amazônia voltou de novo ao Sambódromo, no Rio, no segundo dia de desfile do grupo especial, desta vez tema das escolas de Samba Beija-flor de Nilópolis e Viradouro. A Beija-Flor com o enredo “Manôa, Manaus, Amazônia, Terra Santa...Que alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz” abordou a Amazônia de forma diferente da Portela , escola que encerrou o desfile de domingo e deu maior destaque às lendas da região.
Campeã do ano passado, a escola falou das lendas, como a do guaraná, mas preferiu dar destaque a questões como o massacre de índios pelos invasores espanhóis e as queimadas que devastam as florestas, simbolizadas num carro nas cores vermelho e laranja com gaiolas de passarinhos queimadas.
O carro que representava Manaus – O sonho do país nos trópicos teve problemas nas laterais, mas entrou na avenida. Mesmo assim, a atriz Cláudia Raia, que era destaque, preferiu desfilar no chão e tirou as botas pesadas que calçava. Outro carro da escola quebrou na dispersão.
A escola precisou de muita garra porque entrou depois da Império Serrano, que levantou o público com o enredo Aquarela Brasileira, que a fez campeã em 1964, e com a força do samba de Silas de Oliveira que foi acompanhado pelas pessoas nas arquibancadas
A Viradouro foi consagrada pelo público com os gritos de “é campeã”, mostrando o enredo “Pediu pra Pará, Parou!...Com a Viradouro Eu Vou, Pro Círio de Nazaré. A escola desfilou luxuosa e emocionou a avenida com as alegorias e representações da fé.
Dois carros da escola bateram na dispersão, impedidos de sair pelo carro da Beija-Flor. A comissão de frente foi encenada pelos bailarinos da Companhia de Dança de Débora Colker e representou uma procissão. A bateria de mestre Ciça fez várias paradinhas e durante o refrão do samba, “Oh, Virgem Santa,Olhai por nós”, os ritmistas se ajoelhavam no chão e levavam as mãos ao céu.


Fonte: Amazônia ORG (www.amazonia.org.br)
Assessoria de imprensa (Norma Nery)
Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.