Panorama
 
 
 

GARIMPEIROS MATAM SERVIDOR DA FUNAI NA TERRA INDÍGENA YANOMAMI

Panorama Ambiental
Boa Vista (RR) – Brasil
Fevereiro de 2004

O servidor da Fundação Nacional do Índio - Funai, Valdez Marinho Lima, 39, foi assassinado por garimpeiros na manhã desta segunda-feira, 23, na região do Paapiu, terra indígena Yanomami. Ele, juntamente com outros seis funcionários, apuravam denúncia de garimpagem ilegal na área feita por líderes Yanomami na Assembléia dos Povos Indígenas de Roraima, realizada de 7 a 10 de fevereiro, na aldeia Maturuca.
O crime ocorreu às 7 horas da manhã numa emboscada preparada por garimpeiros na margem do rio Couto Magalhães. O administrador da Funai em Boa Vista, Martinho Andrade, estima que eistam na região do Paapiu mais de 50 garimpeiros em atividade ilegal.
"Em dezembro de 2003 uma operação da Funai e Polícia Federal dinamitou a pista do ‘Raimundinho’ próxima ao local do crime, mas certamente eles (os garimpeiros) conseguiram reativá-la", explica Martinho. De acordo com o administrador, as três pistas dinamitadas em dezembro (Hélio, Chico Veloso e Raimundinho) foram rapidamente recuperadas para atender aos garimpeiros.
A morte foi comunicada à administração da Funai na manhã desta terça-feira por Jadir Franco Mota através de radiofonia. Ele conta que Valdez foi sumariamente executado com um tiro de espingarda no peito quando fazia a guarda do acampamento. "Eu estava de guarda até às 7 horas quando passei o posto para o Valdez e fui descansar. Logo em seguida ouvi um tiro de espingarda. Quando fomos ver o Valdez já estava morto", conta.
Os seis servidores fugiram da emboscada para buscar ajuda no Posto da Funai em Paapiu, que fica localizado na foz do Rio Colto Magalhães, um dia e meio de caminhada do local do crime. Três agentes que participaram da missão estavam desaparecidos na mata até o início da noite de hoje, 24. Por volta das 20 horas (hora local), uma funcionária da Urihi Saúde Yanomami, informou que os servidores haviam sido localizados.
O corpo de Valdez Lima foi resgatado por agentes da Polícia Federal na tarde desta terça-feira e conduzido até o Instituto Médico Legal de Boa Vista. A autopsia será feita na manhã desta quarta-feira, 25. Companheiros de trabalho, amigos e familiares vão velar o corpo na sede da Administração da Funai em Boa Vista.
A vítima é índio Xerente e trabalhava na Funai desde a adolescência. Em 1994, Valdez Lima foi transferido para Roraima para atuar nas operações de retirada de garimpeiros na terra indígena Yanomami. A Funai aguarda a chegada de familiares para decidir sobre o sepultamento.

Fonte: Amazônia ORG (www.amazonia.org.br)
Assessoria de imprensa
Conselho Indígena de Roraima (www.cir.org.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.