Panorama
 
 
 

IBAMA DEFINE NOVAS REGRAS PARA A PESCA DE CAMARÃO NO NORDESTE


Panorama Ambiental
Brasília (DF) Brasil
Abril de 2004

A partir do dia 1º de abril, a pesca dos camarões rosa, sete barbas e branco na região Nordeste passa a ter novas regras definidas pelo Ibama. Duas vezes por ano, a captura dos camarões ficará suspensa, conforme o seguinte calendário: nos estados de Alagoas e Sergipe e norte da Bahia – até a praia do Forte – a proibição da pesca será entre 1 de abril e 15 de maio e entre 1 de dezembro e 15 de janeiro. No sul da Bahia, haverá apenas uma suspensão anual entre 15 de setembro e 30 de novembro.
A decisão tem o objetivo de preservar os recursos pesqueiros contra o excesso de exploração comercial. “As definições sobre os períodos de defeso e os critérios a serem adotados surgiram como o resultado de várias reuniões sobre o tema realizadas pelo Ibama com as comunidades envolvidas diretamente com a pesca do camarão”, afirma Rômulo Mello, diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama.
De acordo com as novas medidas, a pesca dos camarões no litoral de Alagoas poderá ocorrer apenas a partir de uma milha náutica da costa. Em Sergipe, a restrição mínima é de duas milhas náuticas e no norte da Bahia, de três milhas, no mínimo. Além desses três estados, o Ibama também proibiu para todo o litoral do Nordeste o uso de rede de arrasto com malha inferior a vinte e oito milímetros, assim como o uso do sobre-saco nas redes. Em toda a região também fica proibido o arrasto com embarcações motorizadas em regiões estuarinas, consideradas berçários da vida marinha.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.