Panorama
 
 
 

ANÁLISE DE PROJETO QUE REGULAMENTA TRANSGÊNICOS PREOCUPA MINISTRA

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Maio de 2004

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, espera que, ao analisar o projeto que trata da regulamentação de transgênicos no Brasil, o Congresso Nacional não classifique os organismos geneticamente modificados (OGM) na categoria de privilegiados. “Espero que o Congresso Nacional nos ajude para que os organismos geneticamente modificados não entrem na categoria de privilegiados", disse a ministra, durante palestra sobre a política de meio ambiente do governo federal, na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.
Marina Silva explicou que, na política de biossegurança, os transgênicos são uma questão delicada, que enfrenta muito “sofisma". A ministra esclareceu que os transgênicos não podem ser classificados como causadores de risco, porque não há comprovação, mas cabe um alerta sobre a utilização. “Não estão classificados como risco, mas na margem de cautela”, explicou.
Ainda sobre as pesquisas científicas a respeito de organismos geneticamente modificados, Marina Silva lembrou que o governo preferiu definir procedimentos simplificados, cabendo à Comissão Técnica de Biossegurança a análise dos produtos. Segundo a ministra, quando se tratar de plantio, é preciso ter licença ambiental.
Outra preocupação é com a biopirataria, disse a ministra, que, há 10 anos, apresentou um projeto no Senado sobre o assunto. Até hoje, a lei não foi aprovada, embora já precise de algumas alterações diante das mudanças ocorridas desde então. “Todo mundo critica a biopirataria, mas a lei está há 10 anos no Congresso e não é aprovada”, afirmou Marina Silva, que considera a discussão da biopirataria importante para o Brasil, dada a diversidade ambiental.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cristina Índio do Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.