Panorama
 
 
 

MUNICÍPIOS DO ALTO TIETÊ ESTIMULAM CATADORES A FORMAR COOPERATIVAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Maio de 2004

A formação de cooperativas de catadores é a saída que os municípios de Salesópolis, Biritiba-Mirim, Poá e Suzano, na região do Alto Tietê, vão implementar para criar oportunidade de trabalho para a população e, ao mesmo tempo, reduzir em cerca de 30% o volume de lixo encaminhado para os aterros sanitários.
Com esse objetivo, foram firmados convênios entre as prefeituras e as secretarias estaduais do Meio Ambiente e do Emprego e Relações do Trabalho que, por intermédio da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e do PAE - Programa de Auto-Emprego, respectivamente, para organizar e preparar os catadores para atuarem em cooperativas.
Uma das primeiras ações é a realização de Laboratórios Organizacionais Dirigidos no próximo sábado (15/5), às 9 horas, em Poá, no Núcleo de Promoção Social da Vila Varela, na Rua Antonio Pedro, 55; às 11 horas, em Suzano, no Centro Cultural, na Rua Benjamin Constant, 682, Centro; e às 15 horas, em Biritiba-Mirim, na EMEF "João Cardoso de Siqueira Primo", na Avenida Ferdinando Jungers, 35, Centro.
Esses eventos integram o Projeto Proteção e Conservação dos Mananciais de Abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo: Alto Tietê-Cabeceiras. A capacitação dos catadores, com instrutores do Programa de Auto-Emprego - PAE, será baseada em atividades práticas, alternando conteúdos teóricos organizacionais e ferramentas de gestão, além de práticas profissionais específicas voltadas à coleta seletiva.
Os quatro municípios produzem 212,4 toneladas de lixo doméstico por dia, sendo 3,6 ton de Salesópolis, 149,2 ton de Suzano, 50,3 ton de Poá e 9,2 ton de Biritiba-Mirim. Segundo a CETESB, esses municípios operam seus sistemas de destinação de lixo em condições controladas.

Fonte: Cetesb – Agência ambiental de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renata Egydio)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.