Panorama
 
 
 

FUNDAÇÃO FLORESTAL DE SP COMEMORA NASCIMENTO DE PRIMATA AMEAÇADO DE EXTINÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2004

SMA/Divulgação
Protegido pela mãe, que o traz permanentemente junto ao ventre, o filhote de bugio completou um mês no último dia 4 de janeiro para a satisfação dos funcionários do Centro de Estudos e Manejo de Animais Silvestres – CEMAS, da Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.
Os pais se encontram em tratamento no CEMAS, que funciona na Parque Estadual Alberto Lofgren, desde agosto do ano passado quando foram encaminhados pelo IBAMA do Rio de Janeiro, com a fêmea já prenhe. O nascimento no dia 4 de dezembro foi comemorado, pois, segundo a veterinária Renata Gaspar Vieira, trata-se de uma espécie de difícil reprodução em cativeiro.
Os animais, da espécie Alouatta fusca, poderão retornar à natureza após um processo de socialização com os demais bugios, para formar um bando coeso.
Com o recém-nascido, a Fundação Florestal passa a contar com um plantel de 18 bugios.

O CEMAS

Atualmente, 777 animais silvestres são atendidos no centro mantido pela Fundação Florestal, que tem a finalidade de possibilitar a reabilitação, a adaptação e a reinserção no hábitat natural de animais silvestres apreendidos ou resgatados, com prioridade para espécies ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo, como o bugio.
No CEMAS, os exemplares da fauna são submetidos a exames clínicos e laboratoriais, recebem notas de avaliação e costumam permanecer no quarentenário nos dois primeiros meses, quando são observados e monitorados. Nessa etapa, os exames são repetidos e os animais são estimulados a viver como em seu hábitat natural.
Depois de recuperados e considerados aptos para retornar à natureza, ainda passam por processo de readaptação.
A Fundação Florestal mantém no centro um hospital veterinário, além de instalações com recintos para a fauna e setores de treinamento, nutrição e administração. Segundo a diretora-executiva da Fundação, Antonia Vio, o CEMAS oferecerá melhores condições de atendimento com a construção de quatro novos recintos em 2004.
Vio destaca que, neste segundo ano de funcionamento do centro, serão enfatizadas ações voltadas ao mapeamento de áreas críticas para a conservação da biodiversidade e à restauração de hábitats naturais, ampliando a capacidade de suporte para viabilizar a recomposição da fauna original.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Carolina De Leon

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.