Panorama
 
 
 

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDA MORTE DE SAGUIS NO NORDESTE

Panorama Ambiental
João Pessoa (PB) – Brasil
Junho de 2004

O Centro de Proteção de Primatas Brasileiros do Ibama, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o apoio do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, está realizando uma investigação científica sobre estado de saúde da população de sagüis no Parque Estadual das Dunas em Natal O objetivo é tentar descobrir o que vem provocando a morte de saguis.
Desde janeiro deste ano, um evento epidemiológico tem provocado a morte de sagüis-do-nordeste (Callithrix jacchus) da região metropolitana de Natal, especialmente do Parque Estadual das Dunas e arredores. Os animais apresentam alta debilidade física, com lesões na pele do abdomem e face, o que os leva à morte.
A partir do mês de abril, aumentou o número de registros de sagüis mortos ou moribundos. Por tratar-se de uma epizootia, a Gerência do Ibama no Rio Grande do Norte e o IDEMA acionaram às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Foi montado um grupo multidisciplinar de trabalho para discussão e investigação, envolvendo ambas secretarias e respectivos órgãos vinculados, além do Ministério da Saúde, a FUNASA, a FIOCRUZ, o LACEN-RN, o IBAMA e o IDEMA.
A pesquisa pretende identificar os agentes patológicos que poderiam estar causando as mortes e, a partir dessa informação, subsidiar os órgãos de atuação ambiental, principalmente o Ibama, na tomada de decisões relacionadas ao manejo da população selvagem dos animais, bem como no controle sanitário dos saguis que estão em cativeiro em zoológicos e outros criadouros.
Alguns dos animais encontrados mortos foram necropsiados e tiveram material biológico coletado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte para realização de exames bacteriológicos, histopatológicos e imunohistoquímicos em laboratórios especializados. Os resultados ainda não chegaram a nenhuma conclusão satisfatória. Os exames bacteriológicos isolaram apenas bactérias comuns, o que pode estar relacionado à contaminação do material durante a coleta ou manipulação.
Centro de Primatas do Ibama

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.