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EDUCAÇÃO
INDÍGENA É TEMA DE LIVRO
Panorama
Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2004
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06/08/2004 Lançada
no final de julho, a publicação Educação
Escolar Indígena em Terra Brasilis, tempo
de novo descobrimento propõe reflexões
sobre como está, na prática, o direito
à educação garantido aos povos
indígenas pela Constituição
de 1988.
Publicado pelo Instituto Brasileiros de Análises
Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Observatório
da Cidadania, o livro está dividido em três
capítulos. O primeiro, de autoria do professor
José Ribamar Bessa Freire, da Universidade
Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da UNI-Rio,
faz um balanço histórico da relação
dos povos indígenas com a escola. O antropólogo
Luís Donisete Grupioni, da Universidade de
São Paulo, aborda, no segundo capítulo,
a atuação dos professores indígenas
no período de 1980 a 2000.
Finalmente, as pesquisadoras e antropólogas
do Instituto Socioambiental Marina Kahn e Marta
Azevedo discorrem sobre questões relacionadas
com o processo de estruturação de
escolas indígenas, desde a elaboração
do Projeto Político Pedagógico com
os índios, até o debate com as autoridades
locais, revelando as fragilidades aí presentes.
O livro terá distribuição gratuita
para professores e ONGs e os interessados podem
se informar pelo telefone (21) 2509-0660, com Maurício
ou Ana Cris.
Fonte: ISA – Instituto Socioambiental
(www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa