Panorama
 
 
 

IBAMA APREENDE 17 MIL M3 DE MADEIRA EM RONDÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2004

(11/08/04) - O Ibama apreendeu, na Reserva Biológica do Jarú, situada na fronteira de Rondônia com o Mato Grosso, mais de 17 mil metros cúbicos de madeira em tora e serrada e lavrou autos de infração de ordem de R$ 5,5 milhões aos infratores identificados, todos ligados às madeireiras da região. Foram apreendidas cinco esteiras, três skiders (grandes caminhões para transportar as madeiras do interior da floresta para os pátios onde ficam as toras de madeira - esplanadas), uma patrola, um caminhão Julieta, um trator, dois automóveis, várias motosserras, quatro espingardas. Esta é a Fase I da Operação de combate às invasões nas Unidades de Conservação da Região.

Ibama

Os fiscais do Ibama e representantes da imprensa estão sendo ameaçados por motoqueiros encapuzados. Além das ameaças, a Fiscalização está enfrentando dificuldades como pontes sabotadas no trajeto de remoção dos equipamentos apreendidos no interior da Reserva. As ações em curso começaram na semana passada, com a Polícia Militar Ambiental de Rondônia. Além da extração ilegal de madeiras, identificou-se quase 100 quilômetros de estradas abertas dentro da Reserva. As madeireiras estão destruindo estradas e pontes, tentando impedir a retirada do material apreendido. A Reserva Biológica do Jarú, criada em 1979, possui uma área de 293.386 hectares. Está localizada no limite leste no Estado de Rondônia com o Estado de Mato Grosso, fazendo parte dos municípios de Ji-Paraná

e Vale do Anari. O acesso, a partir da capital do Estado, Porto Velho, é feito através da BR 364 até a cidade de Ji-Paraná. Dai em diante a chegada até a sede da unidade pode ser feita por dois caminhos: por via fluvial, pelo rio Machado, e sua jusante, por aproximadamente 130 Km (3,5 Horas de viagem); ou por via terrestre, por aproximadamente 130 Km e mais 30 minutos por via fluvial.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom
Foto: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.