Panorama
 
 
 

MISSÃO INTERNACIONAL APONTA DUPLO PADRÃO DE AÇÃO DA PETROBRAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2004

Integrantes do grupo formado para analisar os impactos da exploração petrolífera no Parque Nacional Yasuní, no Equador, afirmam que empresa age de uma forma no Brasil e outra no exterior.
Caso decida iniciar a exploração de petróleo no Parque Nacional de Yasuní, a Petrobras corre o risco de causar uma situação de injustiça ambiental, uma vez que estará transferindo para países onde há baixa regulamentação ambiental os impactos e riscos que não são permitidos no Brasil.
Esta afirmação é dos representantes brasileiros do grupo internacional formado para investigar os impactos socioambientais da exploração petrolífera no Parque Nacional do Yasuní em carta endereçada à Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) e ao Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Desenvolvimento Sustentável (FBOMS).
O relatório da visita do grupo internacional traz, entre outras medidas, as propostas de suspender o processo de licenciamento ambiental do Bloco 31, onde a Petrobras pretende iniciar suas atividades, e a realização de uma auditoria independente nas áreas onde a exploração já é realizada. A licença ambiental para a exploração ainda não foi concedida pelo Ministério do Meio Ambiente do Equador à Petrobras.
Entidades ambientalistas equatorianas têm se mobilizado contra a exploração de petróleo por diversas empresas dentro do Yasuní devido ao impacto socioambiental que esta atividade vem causando. A espanhola Repsol - YPF e a canadense Encana já atuam no parque. Cidadãos dos dois países fizeram parte da missão internacional de verificação.
O Parque Nacional do Yasuní é localizado na floresta amazônica equatoriana, é uma das regiões de maior biodiversidade do planeta e foi considerado Reserva da Biosfera pela Unesco.

Fonte: Amazonia.org.br (www.amazonia.org.br)
Assessoria de Imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.