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TEATRO DE
FANTOCHES: INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
Panorama
Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2004
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(24/08/2004) Imaginação
para tratar de assuntos como poluição
por dejetos suínos, recuperação
de mata ciliar, importância da qualidade de
água, entre outros temas ambientais. Esta
é a proposta de trabalho da oficina organizada
para professores de pré a 4ª série,
dia 16 de agosto, na Escola Básica Municipal
Anna Zamarchi Coldebela, no Distrito de Santo Antônio,
no município de Concórdia - SC.
O trabalho foi realizado pela estudante Juliane
Lima Pedrini, do curso de mestrado em Engenharia
Ambiental, da Universidade Federal de Santa Catarina,
instituição parceira no Projeto Suinocultura
Santa Catarina, integrante do Programa Nacional
de Meio Ambiente II - PNMA II.
Esta ação faz parte de um dos objetivos
do projeto, que é capacitação
dos suinocultores em práticas ambientalmente
sustentáveis nas bacias em que o programa
atua. Umas das organizadoras da atividade foi a
pesquisadora Doralice Pedroso-de-Paiva, da Embrapa
Suínos e Aves (Concórdia - SC), unidade
descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa
Agropecuária, vinculada ao Ministério
da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Durante todo o dia, seis professoras da escola tiveram
discussão de temas ambientais e práticas
de execução e de teatro com bonecos.
"As professoras primeiramente debatem conceitos,
ampliam a discussão e escolhem um tema específico
para trabalhar o teatro de fantoches.
Somente depois elas partem para a prática,
que inclui a confecção dos bonecos
e alguns instruções de teatro",
explicou Juliane. O tema escolhido para trabalhar
foi Dejetos Suínos. "A escolha foi delas,
que conhecem bem a realidade dos alunos, maioria
filhos de produtores".
A parceria com a Embrapa na execução
desta atividade surgiu porque a UFSC, no curso de
Engenharia Ambiental, desenvolveu um projeto de
Educação Ambiental nas Escolas, o
que auxiliaria a execução do objetivo
de capacitação dos suinocultores,
sendo que o foco de trabalho seriam os filhos dos
produtores.
De acordo com Juliane, o projeto trabalha a educação
através do teatro porque "é uma
linguagem que consegue transmitir qualquer informação,
diverte e enriquece as aulas". Para a diretora
da escola, Vera Nilse Boscatto, a oficina de teatro,
voltada para a educação ambiental,
é uma atividade muito produtiva, não
somente para a escola, que fornece mais subsídios
para seus professores, mas especialmente para os
alunos, que conseguem assimilar informações
e repassá-las com mais facilidade.
Monalisa Leal Pereira (MTb 01139/SC)
Embrapa Suínos e Aves
Contatos: (49) 442.8555 – ramal 255 - monalisa@cnpsa.embrapa.br
Fonte: EMBRAPA (www.embrapa.gov.br)
Ascom