Panorama
 
 
 

THOMAZ BASTOS ANUNCIA OPERAÇÃO PARA CONTER CONFLITOS ENTRE ÍNDIOS E GARIMPEIROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2004

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, informou que o governo federal iniciou hoje uma operação "ampla e complexa" para conter os conflitos entre índios Cinta-Larga e garimpeiros na reserva indígena Roosevelt, em Rondônia. Os confrontos já deixaram um saldo de 29 garimpeiros mortos, o que para Bastos "foi uma tragédia".
Segundo o ministro, o governo tinha consciência dos riscos de confronto entre os Cinta-Larga e os garimpeiros, tanto que desde julho do ano passado, vinha planejando a operação iniciada nesta terça-feira. Bastos disse que não poderia fornecer detalhes sobre as medidas que serão adotadas na Reserva. "Não é problema fácil de resolver, é um problema complexo, difícil, mas eu acredito que essa operação que começa hoje, que é uma operação ampla, e que vinha sendo planejada cuidadosamente pelo governo desde julho do ano passado, terá o condão de melhorar muito a situação", observou.
Bastos destacou ainda que a questão da reserva Roosevelt "veio relegada de outros governos". Segundo ele, o caso mereceu atenção do governo Luiz Inácio Lula da Silva desde o início do mandato do presidente, quando representantes do Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Polícia Federal estiveram na região para tomar conhecimentos dos problemas decorrentes dos conflitos entre índios e garimpeiros.
Sobre a rebelião de presos no presídio Urso Branco, também em Rondônia, o ministro disse que uma das causas é a superlotação da penitenciária. Segundo Bastos, o ministério, por meio do Departamento Penitenciário Nacional, já estava dando um tratamento especial ao presídio, tendo, inclusive, assinado convênios para a construção de outras duas unidades prisionais na região em caráter emergencial. Bastos ainda informou que o governo federal enviou umnegociador "treinado e preparado" ao Urso Branco, para ajudar a conter a rebelião.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.