Panorama
 
 
 

PARQUE INTERVALES TERÁ FESTA JUNINA COM “ROJÕES” E OUTRAS IGUARIAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2004

SMA
Pau-de-sebo, quadrilhas e barracas com comidas típicas, como o “rojão”, que é preparado com carne de porco moído, são algumas das atrações da festa junina ecológica que a direção do Parque Estadual Intervales – PEI está organizando para o próximo dia 26 de junho. Mas nenhum rojão ou qualquer outro tipo de fogos de artifício serão permitidos para manter a tranqüilidade dos inúmeros espécies da fauna silvestre existente no local.
O PEI, administrado pela Fundação Florestal, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, está localizado no Município de Ribeirão Grande, a 270 km a sudoeste da Capital. Além das atrações usuais nas festas juninas, o programa inclui quadrilha com a participação de dançarinos da terceira idade e música
regional apresentada por violeiros e sanfoneiros locais. Segundo a coordenadora dos Programas de Uso Público e Interação Socioambiental de Intervales, Jeannette Geenen, a festa já acontece há vários anos e vem se transformando em um evento tradicional, que é aguardado com ansiedade pelos freqüentadores do PEI.

“Rojões” e “encapotados”

O “rojão” é o nome dado a uma iguaria local preparada com carne de porco moída no pilão num grande espeto e, depois, assada na brasa, que será vendida nas barraquinhas do arraial. Outra delícia da culinária da região que costuma ser devorada avidamente pelo público é o bolinho de frango coberto com farinha de milho, conhecido como “encapotado”.
A administração da unidade aconselha os visitantes a comparecerem bem agasalhados, pois costuma esfriar bastante nas noites de junho. Chapéu, lenço e uma camisa xadrez com remendos também são indicados para entrar no clima da festa.
Segundo o diretor do parque, o geógrafo Maurício Marinho, a promoção de eventos como esse reforça o papel da unidade no resgate das tradições culturais da região, além de propiciar uma maior aproximação com a população do entorno.
Não será cobrado ingresso para a festa, que deverá começar às 20 horas. Quem quiser dormir em uma das pousadas existentes na área, deverá fazer reserva pelos telefones 15-3542.1511 ou 3542-1245. Os preços do pernoite variam de R$ 20,00 a R$ 35,00 por pessoa.

Entre dois vales

O Parque Intervales abrange parcialmente os municípios de Eldorado, Sete Barras, Iporanga, Guapiara e Ribeirão Grande, onde se localiza a sede da unidade. Sua área de 41.704 hectares abriga parte do maior território contínuo de Mata Atlântica do país, apresentando flora rica e diversificada, com árvores que ultrapassam os 35 metros de altura.
Além de constituir um dos últimos refúgios para a sobrevivência de diversas espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção, essa floresta protege as cabeceiras do Rio Paranapanema e abriga centenas de nascentes que alimentam a bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape. Por localizar-se entre os vales desses dois rios, o parque recebeu o nome de Intervales. As opções de lazer são as mais diversas, incluindo desde infra-estrutura para piqueniques e caminhadas curtas até trilhas mais difíceis que levam a cavernas e cachoeiras em meio à Mata Atlântica.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eduardo Pereira Lustosa)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.