Panorama
 
 
 

IBAMA E BPA APREENDEM 4,5 TONELADAS DE MAPARÁ

Panorama Ambiental
Belém (PA) – Brasil
Fevereiro de 2005

A operação conjunta feita pelos agentes dos Ibama e Policiais do Batalhão Ambiental (BPA) foi efetivada, no dia 1º de fevereiro, após denúncia através da linha verde (0800 61 80 80) ao Ibama no Pará. Na região do Baixo Tocantins dois barcos foram flagrados com 4,5 toneladas de peixe de espécime mapará capturadas ilegalmente. Na cidade de Abaetetuba em uma feira livre e em depósito clandestino foram encontradas armazenadas 500 Kg de carne de capivara e carne de jacaré. As pessoas que estavam guardando o depósito fugiram do local.
O Ibama doou a carne dos animais silvestres abatidos à população carente no município da Vigia, nordeste, a 90 Km de Belém. E as 4,5 toneladas de marapá foram doadas a Prefeitura Municipal de Abaetetuba que destinou o produto apreendido a população carente na região do Baixo Tocantins a 200 km da capital.
Esta é a segunda apreensão de pescado pelo Ibama este ano, que já somam 17,5 toneladas de piramutaba, mapará e peixes diversos. Em 2004 cerca de 130 toneladas de pescado foram apreendidas e doadas pelo Ibama em todo o Pará. O gerente do Ibama no Pará, Marcílo Monteiro, assegura que a fiscalização vai agir com rigor durante o período de defeso da piracema para garantir a reprodução dos peixes nos rios amazônicos.
Segundo Alex Lacerda, chefe de fiscalização do Ibama os proprietários dos barcos foram multados em quarenta e seis mil e quatrocentos reais pela captura ilegal em pleno período de defeso da Piracema nos rios do Pará que vai de 15 de novembro até 15 de março de 2005 e, nos rios da Ilha do Marajó, de 1º de janeiro a 30 de abril de 2005.
O defeso da piracema que na língua tupi significa: “saída dos peixes para a desova”, é determinado pela Lei nº 7.679/98 e estabelecido anualmente pelo Ibama, com a colaboração de órgãos estaduais de meio ambiente, instituições de pesquisa e associações envolvidas com a atividade pesqueira em cada bacia hidrográfica.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Edson Gillet Brasil)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.