Panorama
 
 
 

LEGISLAÇÃO SOBRE LAVRA MINERAL EM TERRA INDÍGENA DEPENDE DO CONGRESSO, DIZ DIRIGENTE DA FUNAI

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Fevereiro de 2005

02/02/2005 - A existência de uma legislação que regulamente a lavra mineral em áreas indígenas depende do Congresso Nacional. A observação foi feita hoje à Agência Brasil, pelo vice-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Roberto Lustosa. Ele acompanhou o leilão de diamantes brutos dos índios Cinta-Larga, retirados da reserva Roosevelt, em Rondônia, realizado pela Caixa Econômica Federal.
Lustosa afirmou que a expectativa de criação dessa lei existe, mas não há prazo para isso. "Há estudos em progresso, estudos que estão avançando no âmbito do Ministério da Justiça, mas há também no Congresso vários parlamentares que têm projetos-de-lei a respeito da matéria", observou.
Para que seja efetivamente regulamentada essa atividade, Lustosa reiterou que falta apenas uma lei."A Constituição de 88, em seus artigos 231 e 232 já prevê a lavra mineral em terra indígena, desde que isso seja regulamentado por lei e disciplinado pelo Congresso Nacional".
Lustosa sublinhou que não há prazo, entretanto, para que essa legislação seja criada. "Esse processo do Legislativo é imprevisível. Tem leis que ficam 5 anos tramitando. Isso depende do andamento dos trabalhos do Congresso. O governo, o poder Executivo, não tem controle sobre isso", disse.

Fonte: Agência Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alana Gandra

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.