Panorama
 
 
 
 

COMUNIDADES DA RAPOSA SERRA DO SOL (RR) LANÇAM CD

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2005

23/02/2005 Disco pretende divulgar a história e a luta pela homologação da Terra Indígena. Índio assassinado por invasores é homenageado.

Divulgar, com um ritmo bem conhecido nacionalmente, a história dos povos da Terra Indígena Raposa- Serra do Sol de Roraima e, principalmente, a luta pela sua homologação. É este o objetivo do CD Caxiri na Cuia, O Forró da Maloca, lançado recentemente e produzido pelas comunidades Wapixana e Macuxi.
Com a participação de 24 músicos indígenas, o disco foi feito com o apoio e o planejamento da própria comunidade. O caxiri é uma bebida tradicional indígena feita à base de mandioca, frutas ou raízes fermentadas.

“Foram feitas várias viagens para buscar e levar os cantores indígenas. Não havia instrumento e nem lugar adequado para gravação. Mas tudo foi enfrentado com confiança e animação”, conta Mário Nicácio Wapixana, um dos idealizadores e produtores da obra. Ele explica que a idéia de gravar o disco e os vários passos para a sua finalização foram todos decididos em assembléias nas aldeias e no Conselho Indígena de Roraima (CIR). Nicácio lembra que, quando as 2 mil cópias chegaram de São Paulo, “a animação tomou conta das aldeias e dos personagens da gravação”.

O CD é dedicado a Aldo Macuxi, assassinado em 2003, por conta do conflito fundiário naquela TI. “Cantamos a vida, a natureza e as lutas por nossos direitos”, afirma o texto de abertura do encarte do CD, que tem, entre suas faixas, “Nós queremos nossa terra homologada”, “Sofrimento é demais” e “Dom de índio”.

A letra de “Sofrimento é demais” confirma as dificuldades vividas pelos povos da Raposa-Serra do Sol ao longo de mais de 20 anos de lutas: “Sofrimento é demais / Já não dá para suportar / Queremos a nossa paz / A nossa terra homologar.” E continua: “Sou terra sou mata sou campo / Sou água de beber / Me usam, me queimam e me destroem / Chega de sofrer.”

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa

 

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.