Panorama
 
 
 

BEM-VINDO AO BRASIL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2005

Sensações, curvas e imagens marcam o novo estande nas feiras de turismo

Músicas, cores e cheiros - traduzindo o subconsciente do turista internacional sobre o Brasil. Linhas curvas e formas arrojadas – representando a sinuosidade das montanhas e o balanço do mar. Fotos e vídeos de ícones brasileiros - apresentando a diversidade de produtos turísticos oferecidos pelo País. Tudo isso envolto por uma atmosfera de modernidade, sobrepondo o branco clean à multicolorida Marca Brasil. Essa é a nova cara do estande brasileiro em feiras internacionais de turismo, que foi apresentado ao público entre 11 e 15 de março, durante a realização da ITB Berlim (International Tourism Exchange), na Alemanha, com público estimado em 148 mil pessoas.

Embratur
“Um estande com vida, que mostra o que o Brasil realmente é. Foi uma revolução perto do que era antes, uma mudança radical”, afirma o sócio-diretor da Ambiental Expedition, Israel Waligora, especializado no segmento do ecoturismo, que tem no mercado alemão um dos seus principais clientes internacionais: “Aqui na ITB a briga é forte. Disputamos espaço com países que fazem marketing muito bem”.
O novo estande foi desenvolvido a partir das diretrizes lançadas pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional. Com 1.280 metros quadrados, o espaço foi criado sob a coordenação do designer Kiko Farkas, da Máquina Estúdio, ganhador da concorrência que criou a Marca Brasil. “O mais legal do novo estande é que as pessoas se sentem em casa. Como gostamos que todo o turista se sinta no Brasil”, diz ele, explicando que as linhas curvas dão uma organicidade ao espaço e facilitam o tráfego do público, enquanto o uso da cor branca destaca o estande brasileiro da concorrência.
“As pessoas entram no espaço meio sem perceber e acabam envolvidas pelas imagens de destinos brasileiros, pelas músicas e atrações culturais. É como se fosse uma praiona ou uma grande praça brasileira. E é esse espírito de liberdade que queremos utilizar para vender o País ”, define Farkas. O estande, em cada feira (serão 40 só neste ano), varia de tamanho e de formato, mas mantém sempre a mesma identidade.
Avaliação positiva – “Funcional e operativo”, foi assim que o secretário de Turismo do Maranhão, Airton Abreu, definiu o espaço brasileiro. Presente na ITB há cinco anos, Abreu sentiu a resposta do público alemão, que compareceu em peso no estande, repleto de atrações culturais como artistas de música brasileira e de cultura popular, como uma dançarina de frevo. “Ainda não temos contabilizado o número de visitantes, mas já dá para sentir que foi bem maior do que a última edição”, garante o secretário.
Para avaliar se o novo espaço atendeu as expectativas dos usuários, a delegação da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), entre eles o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e o presidente do Instituto, Eduardo Sanovicz, realizou uma reunião na última segunda-feira, dia 14, com cerca de 150 co-expositores. “O encontro foi extremamente positivo. Recebemos sugestões das mais variadas, mas em geral o trade aprovou o estande e adotou a idéia de modernindade que pretendemos passar”, declarou a gerente de Eventos Promocionais da EMBRATUR, Maria Katavatis, afirmando que o novo espaço oferece mais conforto e organização para os co-expositores.
“O espaço com cheiros e cores do Brasil é impactante. A disposição dos módulos e mesas favorece a circulação de pessoas. Com um espaço assim é claro que vamos atrair mais público, e ter a oportunidade de realizar mais negócios”, afirma o diretor comercial da Rede Othon, Tómas Ramos, que participa de feiras internacionais de turismo há mais de 15 anos.

Fonte: Embratur (www.embratur.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Embratur

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.