Panorama
 
 
 

TENSÃO EM RORAIMA LEVA AO CANCELAMENTO DE ATIVIDADES DA SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

20/04/2005 As organizações indígenas e indigenistas decidiram na tarde desta terça-feira, 19/04, cancelar as atividades alusivas à Semana dos Povos Indígenas de Roraima, em solidariedade ao professor Fábio Almeida de Carvalho e à sua família, vítimas de um atentando na madrugada desta terça-feira, 19 de abril. (Ver abaixo nota de repúdio contra o atentado assinada pela UFRR).
O referido professor atualmente coordena o Núcleo Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima, espaço institucional aliado dos direitos dos povos indígenas de Roraima, especialmente, na construção de uma educação superior específica e diferenciada.
O cancelamento das atividades também é um protesto contra o clima de ‘terrorismo’ instalado no estado de Roraima, fruto da ação de grupos latifundiários, segmentos empresariais e políticos, da própria postura do Governo do Estado, e de incessantes campanhas na mídia local que, semeando a desinformação e o preconceito anti-indígenas, anunciam cada vez mais reações violentas contra a assinatura do decreto de homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol.
Até quando pessoas de bem vão se sentir ameaçadas em Roraima? Até quando a impunidade vai reinar neste estado? Até quando pessoas que pregam a violência e a desobediência civil continuarão livres para usar os meios de comunicação para incitar o povo ao vandalismo ou até a cometer atos terroristas?
Assinam:
Movimento Morcego Verde, Conselho Indígena de Roraima, Organização das Mulheres Indígenas de Roraima, Organização dos Professores Indígenas de Roraima, Pastoral Indigenista, Pastoral Indígena da Cidade, Centro de Atendimento ao Migrante e Indígena da Cidade, Núcleo Histórico Socioambiental da UFRR, Movimento Nós Existimos e Diocese de Roraima.

Fonte: CIR – Conselho Indígena de Roraima (www.cir.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.