Panorama
 
 
 

CURSO CAPACITARÁ PROFISSIONAIS PARA DESENVOLVER ECOTURISMO NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

26/04/2005 O Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur) iniciará em maio o processo de capacitação profissional dos diversos segmentos que compõem a cadeia do ecoturismo nos pólos da Amazônia Legal. Os cursos, que serão realizados de 16 de maio a 11 de agosto, têm como objetivo elevar a atratividade e a competitividade dos serviços e produtos ecoturísticos oferecidos aos visitantes. A idéia é trabalhar os conceitos orientados por princípios de sustentabilidade ambiental, social e econômica, levando-se em consideração a realidade da atividade ecoturística local. A meta é capacitar 1,8 mil pessoas da região amazônica, entre empreendedores e profissionais do setor turístico/ecoturístico (hospedagem, alimentação, serviços e entretenimento), guias locais, estudantes, barqueiros, operadores de turismo, membros de comunidades tradicionais e de associações, taxistas, artesãos e outros que trabalham diretamente no atendimento aos visitantes.
Os cursos abordarão três temas específicos: Qualidade no Atendimento aos Visitantes, Condução de Visitantes e Planejamento e Gestão de Empreendimentos Ecoturísticos. Serão abrangidas 15 áreas de atuação (veja tabela) do programa, totalizando 45 cursos na Amazônia Legal.
O Proecotur, integrado ao Programa Nacional de Ecoturismo, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente. As ações são executadas em parceria com outras instituições governamentais, com a participação da sociedade civil e do setor privado.

Cursos

Acre
Cruzeiro do Sul (Pólo Vale do Juruá); Rio Branco (Pólo Vale do Acre)
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus (Pólo Amazonas); Parintins (Pólo Sateré)
Maranhão
Cururupu (Pólo Floresta dos Guarás)
Mato Grosso
Alta Floresta (Pólo Amazônia Mato-grossense);
Cáceres (Pólo Guaporé)
Pará
Belém (Pólo Marajó); Salinas (Pólo Belém);
Santarém (Pólo Tapajós)
Rondônia
Porto Velho e Guajará Mirim (Pólo Guaporé)
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Caseara (Pólo Cantão); Mateiros (Pólo Jalapão)

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.