Panorama
 
 
 

THOMAZ BASTOS ENCONTRA-SE EM BRASÍLIA COM POLICIAIS QUE FORAM SEQÜESTRADOS EM RAPOSA SERRA DO SOL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2005

04/05/2005 - Os quatro policiais federais que foram feitos reféns na aldeia Flechal, em Roraima, no final do mês passado, se reuniram hoje (04) com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Eles contaram detalhes dos oito dias em que estiveram presos na aldeia, por índios contrários à homologação contínua da Reserva Raposa Serra do Sol. Thomaz Bastos ressaltou que a homologação da reserva é ponto de partida para a estabilidade fundiária no estado de Roraima.
De acordo com o superintendente da Polícia Federal em Roraima, José Francisco Mallmann, os agentes não sofreram violência. Ele espera que não ocorram mais conflitos na região e que, a partir de agora, as medidas do governo Federal para a homologação da reserva Raposa Serra do Sol possam ser cumpridas.
"Agora estamos numa fase de assimilação do conjunto de medidas. Os indígenas estão compreendendo melhor isso. Vai haver, com certeza, um período de calmaria. A ordem pública, a paz social e o desenvolvimento econômico vão prosseguir normalmente", afirmou Mallmann.
O ministro da Justiça disse que "a homologação é um fato consumado. O que estamos fazendo é aproveitar o ensejo da homologação e fazer uma coisa que Roraima nunca teve. Nem como território, nem como estado: um quadro de estabilização fundiária, inclusive para que os investidores que queiram ir para lá possam ir providos de informações a respeito do que vai ser, do que não vai ser, do que vai acontecer e do que não vai acontecer".
Os agentes foram aprisionados no último dia 22 e libertados oito dias depois por índios contrários à homologação contínua da reserva.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Priscilla Mazenotti

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.