Panorama
 
 
 

EMPRESAS BRASILEIRAS REJEITAM SOJA TRANSGÊNICA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Maio de 2005

10/05/2005 Cresce o número de empresas brasileiras processadoras e exportadoras de soja que rejeitam soja transgênica. Destaca-se a Sadia, que como abatedora de aves rejeita rações que contenham produtos transgênicos. Outras empresas já tornaram público ao mercado que só trabalham com soja convencional, entre as quais Caramuru, Selecta, Brejeiro, Coimbra, Corol, em São Paulo; Imcopa, Batavo e Jasmine, no Paraná; Cotrimaio, no Rio Grande do Sul e Cereal e Comigo, em Goiás.
A processadora Bunge, de Esteio, está importando soja convencional do Paraná produzida em Castrolanda para poder atender a demanda do mercado externo. A Coopercentral Aurora, o maior frigorífico abatedor de suínos em Santa Catarina, também rejeita a utilização de milho transgênico para poder manter seu mercado na Europa.
O governador Blairo Maggi, maior produtor e exportador de soja do Mato Grosso, declarou que não produz, não compra e não exporta soja transgênica. A rejeição de consumidores a produtos transgênicos começa a ter influência no mercado mundial. Enquanto o Porto de Paranaguá registra crescimento de cerca de 40% nos embarques de soja convencional neste ano, os Estados Unidos têm redução de 5,97% nas exportações de soja porque só dispõem de produto transgênico.
A situação está preocupando o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) que emitiu nesta segunda-feira (09) uma análise de tendência do mercado global enfocando as conseqüências para os exportadores norte-americanos do comportamento de consumidores da Europa, do Japão e também da China que exigem a rotulagem e rastreabilidade dos produtos transgênicos.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.