Panorama
 
 
 

SEMA IMPLANTA CENTRO DE MONITORAMENTO DE RECURSOS PESQUEIROS

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Maio de 2005

19/05/2005 - O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, implanta na terça-feira, dia 24, às 15 horas, em solenidade no auditório da Sema, o Centro de Monitoramento de Recursos Pesqueiros do Estado. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ibama (Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com a coordenação da Superintendência de Pesca do Estado. O superintendente Thomaz Lipparelli explica que o objetivo é realizar estudos que possam subsidiar as políticas públicas voltadas ao uso sustentável dos recursos pesqueiros das duas bacias hidrográficas que envolvem o Estado: dos rios Paraguai e Paraná.
Criado a partir da necessidade de harmonização da legislação pesqueira estadual e federal, o centro de monitoramento é uma instituição virtual formada por uma rede de laboratórios e pesquisadores de instituições conveniadas que reúne estudos sobre a evolução e comportamento dos cardumes e demais trabalhos pertinentes à atividade. A partir da implantação do centro, pretende-se obter novos dados capazes de gerar informações mais confiáveis e precisas quanto à dinâmica e o estado de conservação dos estoques pesqueiros, através do monitoramento dos rios, principalmente nas atividades de campo e análise de dados.
Dentre os objetivos do Centro de Monitoramento destacam-se a realização da capacitação de pessoal para estruturar e compor as equipes de campo que possam iniciar monitoramentos compatíveis com a base teórica e metodológica; avaliação de estoques pesqueiros, análise sócio-econômica e elaboração de diagnósticos para definição de estratégias de aperfeiçoamento da atividade pesqueira e aqüicultura.
O superintendente de Pesca enfatiza que este é o primeiro centro de monitoramento de recursos pesqueiros do país, e o pioneirismo de Mato Grosso do Sul já está sendo avaliado e pode ser exportado para outros estados.
A assinatura do protocolo dos termos de cooperação contará com as presenças do presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Fema), Moacir Pires de Miranda Filho, os reitores da UEMS, Luis Antônio Gonçalves, da UFMS, Manoel Peró, o superintendente do Ibama, Nereu Fontes e o comandante da Polícia Militar Ambiental, coronel Ademar Brites.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (Sohane Gomide)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.