Panorama
 
 
 

AÇÃO TEM O OBJETIVO DE INIBIR A PESCA PREDATÓRIA NA REPRESA RIO DAS PEDRAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2005

23/05/2005 Após o prazo de 15 dias, concedido para que os proprietários retirassem seus pertences, a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente da Prefeitura de São Bernardo do Campo efetuou a demolição de três estruturas de alvenaria num total de aproximadamente 250 m2, construídos irregularmente. Dois desses imóveis abrigavam bares que comercializavam peixes, além de oferecer transporte a pescadores para as ilhas na Represa Rio das Pedras, no interior do Núcleo Itutinga-Pilões, do Parque Estadual da Serra do Mar, administrado pelo Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.
A ação de demolição é um dos resultados da operação realizada no dia 4 de maio último, quando foram apreendidas redes e barcos, para coibir a ação de pescadores que atuavam de forma irregular na represa. Segundo Adriane Tempest, diretora do Núcleo Itutinga-Pilões, os estabelecimentos funcionavam na altura do km 40 da SP-148, conhecida como Caminho do Mar.

SEMA-SP
SEMA-SP
SEMA-SP
A demolição foi realizada por volta das 11 horas desta quinta-feira, por funcionários da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Para Adriane, a ação foi de vital importância para a preservação da unidade de conservação, inibindo a prática de pesca predatória proibida pelo Decreto 25.341/86, que regulamento o funcionamento dos parques estaduais paulistas.
A diminuição da quantidade de peixes disponíveis para a sobrevivência da fauna provoca um desequilíbrio, obrigando os predadores naturais a se alimentarem com outro tipo de produtos protéicos. Adriane afirma que o próximo passo é a identificação dos pontos de acampamento de caça, cujo objetivo são as capivaras existentes em grande quantidade na região. “Faremos fiscalizações periódicas na área até banirmos do local toda e qualquer atividade prejudicial à biota protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar”, finalizou.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: SEMA-SP

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.