Panorama
 
 
 

PRODUTOR DE FRANGO DEVERÁ INFORMAR NA EMBALAGEM O USO DE RAÇÃO TRANSGÊNICA

Panorama Ambiental
Recife (PE) – Brasil
Maio de 2005

(25/05/2005) - O Ibama em Pernambuco entrou ontem, na Justiça Federal do estado, com uma ação civil pública para obrigar criadores de frangos locais que usam milho transgênico na alimentação dos animais, a identificar a transgenia de produtos para o consumidor.
O objetivo do procedimento jurídico é aplicar, na prática, o que diz o Decreto n° 4.680, de 24 de abril de 2003, que regulamenta o direito à informação, assegurado pela Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 11000, quanto aos alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de organismos geneticamente modificados.
Segundo o gerente do instituto em Pernambuco, João Arnaldo Novaes, a maior preocupação do Ibama é com o milho transgênico Bt, importado da Argentina pela Associação Avícola de Pernambuco, para servir de ração às aves. Este ano, a previsão é a de que cerca de 390 mil toneladas de ração desembarquem no estado.
Se a ação for acatada pela Justiça, o consumidor pernambucano será o primeiro do país a ter acesso às informações sobre transgênicos em rótulos das carnes de frangos produzidas por cerca de 20 granjas integrantes da associação.
Ainda de acordo com Novaes, a responsabilidade pela fiscalização será do Ibama, do Ministério da Agricultura e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgãos que já monitoram a importação do milho, desde o descarregamento nos portos, até o transporte e armazenamento nas granjas. "A decisão do Ibama de Pernambuco é pioneira. O que se quer é cumprir a legislação no estado e motivar uma discussão nacional, já que a lei não está sendo cumprida no restante do país", afirma.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Eduardo de Albuquerque Melo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.