Panorama
 
 
 

DIRETOR DO IBAMA VAI A CUIABÁ (MT) IMPLANTAR SISTEMA DE DETECÇÃO DO DESMATAMENTO EM TEMPO REAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005

03/06/2005 - O diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Flávio Montiel, está em Cuiabá (MT) para implantar o sistema de fiscalização e combate ao desmatamento. Chamado Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), o sistema vai permitir a atualização dos dados sobre desmatamento a cada 15 dias. "Isso permite que possamos redirecionar a fiscalização do Ibama para aqueles desmatamentos que estão ocorrendo no estado do Mato Grosso", explicou Montiel.
Dos 26.130 quilômetros quadrados de floresta amazônica desmatados entre 2003 e 2004, o estado do Mato Grosso responde por 48% do total. Na avaliação do diretor, a fiscalização em tempo real permitirá que ações, como a da quadrilha presa ontem pela Operação Curupira, sejam mais rapidamente detectadas. Para identificar essa quadrilha, que tinha a participação de funcionários do Ibama, foram 20 meses de investigação realizada pela Polícia Federal e pelo Ibama. Esse grupo foi responsável pela extração ilegal de quase dois milhões de metros cúbicos de madeira, desde o início da década de 90.
Segundo Montiel, mais de 360 pessoas estarão envolvidas nesse processo de fiscalização, entre funcionários do Ibama, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Exército. O Deter foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em Mato Grosso serão cinco unidades espalhadas por diferentes municípios. Ao todo, são 17 bases de operação do Deter na Amazônia.
Para isso, de acordo com o diretor, já foram investidos cerca de R$ 12,5 milhões em equipamentos, como veículos, computadores e geoprocessadores que vão ser usados para a fiscalização. "Estaremos conectados via internet recebendo informações de 15 em 15 dias, de 20 em 20 dias, sobre a evolução da taxa de desmatamento no estado do Mato Grosso", afirmou Montiel.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cecília Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.