Panorama
 
 
 

COMITÊ PEDE PUNIÇÃO DE RESPONSÁVEIS POR DESPEJO DE LIXO QUÍMICO EM DUQUE DE CAXIAS, NO RJ

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Junho de 2005

20/06/2005 - O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu entrou hoje (20) com uma ação judicial no Ministério Público Estadual pedindo que sejam identificados e punidos os responsáveis pelo despejo de lixo químico em um terreno em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação também pede a criminalização da direção da Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente (Feema) como co-responsável pelo crime ambiental, pois, segundo denúncia de moradores do local, o órgão já havia sido informado do problema há sete meses e nenhuma providência foi tomada.
O ambientalista e membro do comitê, Sérgio Ricardo, afirmou que os resíduos de óleo diesel e graxa despejados no terreno já atingiram poços artesianos que abastecem a comunidade e já chegaram o rio Calombé, que deságua na baía de Guanabara.
"Estamos na expectativa também que o Ministério Público determine um programa de fiscalização mais efetivo dessas atividades industriais na Baixada Fluminense e, principalmente, uma auditoria ambiental para que essas empresas de ônibus e postos de combustíveis que atuam no entorno do pólo petroquímico de Duque de Caxias tenham mais respeito ao meio ambiente."
A Feema informou que só tomou conhecimento do vazadouro clandestino na quinta-feira da semana passada, através de uma denúncia anônima de um morador da localidade. Segundo a assessoria do órgão, a área foi isolada e a remoção dos resíduos já está sendo providenciada.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cristiane Ribeiro

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.