Panorama
 
 
 

PROCURADOR DENUNCIA ESQUEMA DE VENDA DE AUTORIZAÇÃO DO IBAMA E MT

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005

21/06/2005 - O procurador da República no Estado de Mato Grosso, Mário Lúcio Avelar, denunciou esquemas de venda e roubo de autorizações de transporte de produtos florestais (ATPFs), em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a biopirataria, na tarde desta terça-feira. Na mesma sessão foram ouvidos os depoimentos do ex-gerente executivo do Ibama no estado, Hugo Werle, que se disse inocente, e do gerente do centro de informática do Instituto, Nelson Rezende, sobre a Operação Curupira realizada pela Polícia Federal (PF).
No depoimento de Nelson Rezende, os integrantes da CPI foram informados de que de tanto os autos adulterados no sistema de informática quanto as multas reduzidas de maneira ilegal podem ser rastreados, já que a senha do usuário fica registrada. Quem pode fazer essas alterações, acrescentou, é o gerente executivo, que possui a senha do sistema. A CPI investiga a denúncia de que multas para extração ilegal estariam sendo adulteradas para que não fossem cobradas dos madereiros.
Segundo as declarações do procurador Mário Lúcio Avelar à CPI, o esquema de vendas, falsificação e adulteração das autorizações funciona há pelo menos dez anos nos estados de Rondônia, Pará e em toda a Amazônia Legal. Ele informou que todos os dias são interceptados até 20 caminhões que levam as ATPFs a serem usadas para legalizar madeira ilegalmente extraida de áreas indigenas na região. Avelar também denunciou o envolvimento de servidores e órgãos no esquema.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Michellè Canes

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.