Panorama
 
 
 
 

PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS, DIZ ESPECIALISTA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Julho de 2005

08/07/2005 A Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SMA realizou nesta sexta-feira (8/7), em sua sede, o curso "Captação de Recursos e Sustentabilidade". O evento, organizado pelo Programa de Apoio às ONGs - PROAONG, teve o objetivo de proporcionar conhecimentos e técnicas sobre planejamento e desenvolvimento de projetos, visando formas e fontes de captação de recursos advindos das empresas públicas e privadas, assim como de pessoas físicas.

Ricardo Guerra
Temas como "Sustentabilidade e Conceitos Fundamentais", "Planejamento", "Titulos/Qualificações" e "Partindo para a prática", foram apresentados e discutidos com o público composto por representantes de organizações não-governamentais que atuam na área ambiental.
Na abertura do encontro, o secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, lembrou que a primeira manifestação de postura ambientalista ocorreu no século XIX sob uma ótica romântica, que preconizava a estética. "Os primeiros indícios de que o mundo começava a se preocupar com o meio ambiente surgiram na década de 50, quando a realidade dos problemas ambientais tornou-se algo concreto, impossível de ser ignorada e a humanidade começou a se conscientizar

de que seu desenvolvimento estava diretamente comprometido com a preservação ambiental", disse.
Segundo Goldemberg, nessa década aconteceriam as primeiras iniciativas governamentais que se propunham a discutir o assunto. "A Lei do Ar Limpo promulgada na Grã Bretanha, em 1956, estabelecendo limites de emissão de poluentes e níveis aceitáveis de qualidade do ar, deu dignidade ao movimento ambientalista," ressaltou. Para o secretário do Meio Ambiente, a atividade de captação de recursos nunca esteve tão em evidência no terceiro setor como nos últimos anos, mencionando que as empresas que têm consciência social e ambiental vêm participando satisfatoriamente da iniciativa.

Goldemberg disse que aprendeu na prática que é possível captar recursos. "Um grande exemplo é o Parque Villa-Lobos, outrora em condições lastimáveis, que logrou obter recursos financeiros consideráveis, da ordem de
R$ 3.000.000, doados pela Congás, destinados à sua manutenção", finalizou.

O consultor Danilo Brandani Tiisel , advogado especializado em Gestão, Direito Ambiental e Legislação para o Terceiro Setor, falou que sustentabilidade é um conceito maior do que apenas a sustentação financeira da organização. "Na realidade, o conceito de sustentabilidade decorre de uma gestão equilibrada, que contempla tanto os recursos auferidos, quanto as pessoas envolvidas, prestando um serviço de qualidade e gerando um impacto social positivo", disse.

Para Michel Freller, administrador público, diretor e voluntário em organizações do terceiro setor, a captação de recursos é a conseqüência de um bom planejamento, com estabelecimento de objetivos, metas, prazos, cronograma, orçamento, projeto e marketing. A partir da definição de metas, a organização estará preparada para sair ao mercado e captar. “O problema, segundo Michel, é que muitas entidades pulam etapas e, se conseguem uma verba para divulgar a entidade por meio de um 'folder', por exemplo, já partem para a captação sem planejamento visando apenas resultados imediatos.”

"Um bom planejamento propicia uma captação de recursos a longo prazo. Para tanto, muitas entidades estão montando uma área de desenvolvimento institucional capacitado a gerir um bom planejamento", concluiu.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)
Foto: Ricardo Guerra

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.