Panorama
 
 
 
 

IBGE INDICA QUE MONTE RORAIMA É 5M MENOR DO QUE SE PENSAVA

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Julho de 2005

Uma nova medição nos picos brasileiros revelou que o Monte Roraima, o sétimo ponto mais alto do país, é 5 metros e 24 centímetros menor do que se pensava. O Monte Roraima, que antes aparecia no Anuário Estatístico do Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 2.739,3 metros passou a ter 2.734,06 metros.

A mudança é resultado da quarta e última campanha da expedição do Projeto Pontos Culminantes, realizada pelo IBGE em parceria com o Instituto Militar de Engenharia, realizada entre os dias entre 24 e 26 de junho deste ano.

Além do Monte Roraima, foram atualizadas as alturas de outros seis picos brasileiros. O Pico da Neblina (passou de 3014,1 metros para 2993,78 metros), Pico 31 de Março (de 2992,4 para 2972,66), Pico da Bandeira (de 2889,8 metros para 2891,98 metros), Pico das Agulhas Negras (de 2787,0 para 2791,55), Pico do Cristal (de 2780,0 metros para 2769,76 metros), e Pico da Pedra da Minas (passou de 2770,0 metros para 2798,39 metros).

O Monte Roraima é marco da fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Ele está localizado no extremo norte do país, no estado de Roraima e faz parte da Serra Paracaíma. Para proteger o monte foi criado, em 1989, o Parque Nacional do Monte Roraima.

Segundo a lenda dos índios caribés, o monte é a morada do deus Macunaíma. No fim do século 19, o botânico inglês Everard Im Thurn atingiu o topo do Roraima pela primeira vez. O relato da viagem teria servido de inspiração para que o escritor Arthur Conan Doyle (criador do Sherlock Holmes) escrevesse o livro O Mundo Perdido.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Daisy Nascimento

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.