Panorama
 
 
 
 

INTEGRAÇÃO PECUÁRIA E FLORESTA É INCENTIVADA EM PEQUENAS PROPRIEDADES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2005

03/08/2005 - Estimular a introdução do componente florestal nas pequenas propriedades rurais, agregando assim, valor ambiental e econômico é o objetivo projeto que a Embrapa Florestas (Colombo – PR), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), vem desenvolve no Paraná.

O projeto "Adequação ambiental de sistemas de produção da agricultura familiar" visa também, atender à legislação ambiental, configurada principalmente em Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). Prevê, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento rural sustentável, a integração e interação dos componentes pecuário, agrícola e florestal, de maneira que tais componentes possam contemplar as questões pertinentes à diminuição de seus impactos ambientais, permitindo a máxima biodiversidade, o uso conservacionista do solo, a produção e conservação da água.

No estado do Paraná, a sustentabilidade da produção de animais de grande porte, presente em 93% das propriedades rurais, está ameaçada pela característica intrínseca aos sistemas de produção que são baseados num reduzido número de forrageiras, em monocultivos que trazem em si a degradação.

A integração de pastagens com árvores, solução apontada no projeto, pode contribuir para evitar a degradação das pastagens devido ao potencial para controlar erosões que algumas espécies arbóreas possuem, além de contribuir para a manutenção da fertilidade do solo, produção de água, seqüestro de carbono e melhoria de microclima.

Atualmente, o projeto conta com 40 unidades de referência tecnológica (URT’s) implantadas em várias propriedades no estado do Paraná. Estas serão utilizadas pela extensão rural para a difusão tecnológica e realimentação de pesquisas. É realizado em parceria com a Embrapa Soja (Londrina – PR), Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER - PR, Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP).

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.