Panorama
 
 
 
 

POLICIAL QUE EXECUTOU SHANENEWÁ COM TIRO NA CABEÇA É ABSOLVIDO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2005

05/08/2005 - O policial militar, Rossini José de Moura, que assassinou barbaramente Raimundo Silvino, do povo Shanenawá, com um tiro à queima roupa na cabeça, foi absolvido ontem a noite (dia 4) em júri popular por seis votos a um. Em julgamento realizado no município de Feijó (AC), o jurado acatou a tese dos advogados do policial que alegaram legítima defesa.
O assassino justifica o crime afirmando que atirou em Silvino ao vê-lo agredir um menino de oito anos. Sem aceitar as explicações contrárias da vítima ou dos outros dois indígenas que ali estavam, o policial fez Silvino deitar no chão e o executou com tiro na cabeça, sem lhe dar qualquer possibilidade de reação. Silvino morreu na hora e os outros dois indígenas ficaram feridos.
O incidente ocorreu em uma tarde de domingo, de julho de 1996, às margens do Rio Envira, a cerca de 150 metros da aldeia dos Shanenawá.
O menino, que na época tinha nove anos, é filho de uma missionária do Cimi e, por isso, conhecia os indígenas e convivia de maneira bastante fraterna com eles.
Na época o crime teve grande repercussão nacional e internacional. Organizações de Direitos Humanos e a Câmara dos Deputados se pronunciaram repudiando o crime.
Antes do início do julgamento o Cimi manifestava preocupação com o clima de preconceito contra os povos indígenas no município de Feijó, afirmando que isto poderia prejudicar o parecer final dos jurados.
Diversas testemunhas afirmam que após o julgamento, a bancada de advogados de defesa, o juiz, o promotor e um dos jurados do caso encontraram-se para jantar em uma churrascaria em Feijó que recebe o nome de “Dimas”.

Fonte: CIMI - Conselho Indigenista Missionário (www.cimi.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.