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PARANÁ PROMOVE SEMINÁRIO
INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO AMBIENTAL
PORTUÁRIA
Panorama
Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Agosto de 2005
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Termina amanhã
(11), em Paranaguá, no Paraná, o 1º
Seminário Internacional de Gestão
Ambiental Portuária do Brasil, promovido
pela Administração dos Portos de Paranaguá
e Antonina (Appa). Ao participar hoje (10) do evento,
o superintendente da Appa, Eduardo Requião,
afirmou que o Paraná pretende ser o primeiro
estado com um porto com certificação
ambiental.
O superintendente
do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos
Naturais Renováveis (Ibama), Marino Gonçalves,
disse que a instituição é parceira
na empreitada e lembrou que o desenvolvimento sustentável
deve apoiar-se em três pilares: crescimento
econômico, prudência ecológica
e justiça social.
O seminário
reúne representantes de portos da França,
Chile, Portugal, Espanha, Uruguai, Venezuela e Bélgica,
que estão discutindo o gerenciamento de resíduos
sólidos, gestão e certificação
ambiental portuária, ações
de integração com a comunidade e tratamento
de efluentes (água de lastro e esgotos).
Hoje de manhã,
os participantes do painel "Planos de Emergência
e Contingência para Desastres Ecológicos"
concluíram que é possível minimizar
os dados ambientais em áreas portuárias.
Para isso, deve haver intensa preparação
prévia de todos os envolvidos e bases operacionais
das empresas.
Um dos participantes
foi o representante do Instituto Ambiental de Niedersachsen,
na Alemanha, Jerzy Gohlke, que apresentou as novas
normas de controle ambiental adotadas nos portos
de seu país. Jerzy Gohlke informou que, para
obter licenciamento na Alemanha, é necessário
envolver a comunidade e realizar compensações
para os possíveis impactos ambientais. Segundo
ele, o impacto ambiental define os tipos de licenças
necessárias de acordo com as leis de emissões,
que podem ser simplificadas ou formais (quando se
exige participação pública).
Em debate sobre ações
e integração entre portos e as comunidades
de seu entorno, a responsável pela gestão
ambiental das operações portuárias
e segurança do Porto de Leixões, em
Portugal, Graça Maria Oliveira, disse que
algumas zonas às margens do rio Douro estão
sendo revitalizadas. São locais que eram
usados como cais de embarque e que estavam degradados.
De acordo com Graça Oliveira, as intervenções
realizadas até agora tentam devolver as margens
do rio à cidade, criando espaços de
lazer que seguem elevados padrões arquitetônicos.
A relação
porto-cidade foi destacada também pela representante
do porto de Barcelona, Isabel Pont, que explicou
como funciona o sistema de gestão ambiental
do principal terminal portuario da Espanha, no Mediterrâneo.
Uma comissão mista criada em 2000, com diretrizes
definidas até 2011, vigia e fiscaliza todas
as questões relativas às atividades
portuárias que dizem respeito ao meio ambiente.
A comissão tem liberdade para ajustar e propor
novas normas a qualquer momento. Isabel Pont adiantou
que, em novembro, uma missão do terminal
espanhol fará visita técnica a São
Paulo na tentativa de aumentar a participação
de Barcelona como porta de entrada de produtos brasileiros
na Espanha e na Europa.
Fonte: Radiobras – Agência
Brasil (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi