Panorama
 
 
 
 

INCRA E EXÉRCITO FIRMARAM PARCERIA PARA RETOMAR REGULARIZAÇÃO DAS TERRAS NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

06/09/2005 - O processo de definição da posse legal das terras da União no estado do Pará estava paralisado há 15 anos, afirma o coordenador-geral de Ordenamento Territorial do Incra, Marcos Kowarick. Segundo ele, para retomar o trabalho, o Incra contou com a cooperação do Exército. "Começamos um trabalho de parceria com o serviço de cartografia do Exército e o Instituto Militar de Engenharia para que tivéssemos uma tecnologia que pudesse fazer, em grande quantidade e com rapidez, o diagnóstico e a proposta de regularização, dando direito a quem tem".

Segundo ele, o Incra considera prioritária a regularização da posse de 8,5 milhão de hectares de terras públicas no estado. Kowarick afirma que um diagnóstico realizado nos primeiros meses deste ano mostrou que essas são áreas em que há "maior incidência de roubos de terras, ocupação ilegal de terras, crimes ambientais, disputas pela posse da terra, focos claros de trabalho escravo e desmatamento, entre outros".

O representante do Incra diz ainda que a meta, para esse ano, é regularizar a posse de 30 milhões de hectares de terras da União, o que também inclui os estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Rondônia, Acre e Mato Grosso. Mas, segundo ele, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e o presidente do Incra, Rolf Hackbart, determinaram que o trabalho fosse concentrado no Pará, que deverá ter R$ 18 milhões em recursos esse ano.

"Após a morte da irmã Dorothy, se consolidou uma articulação dos diversos órgãos federais - que já vinham atuando na região - numa só coordenação, e isso reforçou o trabalho do Incra", destacou o coordenador, ao se referir ao assassinato da missionária americana Dorothy Stang, em 12 de fevereiro, em Anapu. A freira trabalhava, há mais de 30 anos, com as pequenas comunidades pelo direito à terra e à exploração sustentável da Amazônia.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.